O Fundador
Marcelino Champagnat, movido pelo Espírito e aberto à realidade, fundou o Instituto Marista em 1817, em La Valla, na França, a serviço da educação e evangelização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sua profunda experiência de Deus e o desejo de fazer sua vontade o levaram à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Inspirou-se em Maria de Nazaré, a quem chamava de “Boa Mãe”, como modelo de educadora e como presença materna.
Sua sensibilidade humana, sua fé e seu jeito de educar inspiraram outros jovens a se tornarem Irmãos Maristas para realizarem a mesma missão, vivendo em comunidades. O Instituto cresceu em número e logo se espalhou por outras regiões da França. Champagnat faleceu em 1840, deixando legado sólido e inventivo.
A Obra Marista se expandiu pelos cinco continentes, com respostas criativas aos desafios de cada época e cultura e em uma variedade de espaços educativos, como escolas, universidades, unidades sociais, centros de comunicação e editoras. O sonho de Champagnat continua encantando e mobilizando mais pessoas para ser presença significativa entre crianças e jovens. Irmãos, leigos e leigas formam uma Família Carismática Global, aberta, simples, promotora de vida e de dignidade.