Missão Marista

O Fundador

Marcelino Champagnat, movido pelo Espírito e aberto à realidade, fundou o Instituto Marista em 1817, em La Valla, na França, a serviço da educação e evangelização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sua profunda experiência de Deus e o desejo de fazer sua vontade o levaram à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Inspirou-se em Maria de Nazaré, a quem chamava de “Boa Mãe”, como modelo de educadora e como presença materna.

Sua sensibilidade humana, sua fé e seu jeito de educar inspiraram outros jovens a se tornarem Irmãos Maristas para realizarem a mesma missão, vivendo em comunidades. O Instituto cresceu em número e logo se espalhou por outras regiões da França. Champagnat faleceu em 1840, deixando legado sólido e inventivo.

A Obra Marista se expandiu pelos cinco continentes, com respostas criativas aos desafios de cada época e cultura e em uma variedade de espaços educativos, como escolas, universidades, unidades sociais, centros de comunicação e editoras. O sonho de Champagnat continua encantando e mobilizando mais pessoas para ser presença significativa entre crianças e jovens. Irmãos, leigos e leigas formam uma Família Carismática Global, aberta, simples, promotora de vida e de dignidade.

Presença Marista no Mundo

A Missão Marista conta com cerca de 3.000 Irmãos, espalhados em 81 países. Eles partilham suas tarefas de maneira direta com mais de 73.000 leigos, leigas e colaboradores e já atenderam mais de 654.000 crianças, adolescentes e jovens. A presença Marista no mundo está organizada por meio de unidades administrativas, denominadas Províncias e Distritos. Todas elas dispõem de órgãos e governos próprios.



Para saber mais, acesse: https://champagnat.org/

Presença Marista no Brasil

Os Maristas no Brasil dividem-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista). As Províncias mantêm iniciativas em três áreas: educação, saúde e solidariedade. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da Missão. 

A União Marista do Brasil (UMBRASIL), criada em 2005 e sediada em Brasília, é a associação das mantenedoras, representando o universo Marista no país. É uma organização que mobiliza, articula e potencializa ações integradas entre as mantenedoras das diversas Províncias. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

Presença Marista no Grupo

Nós, do Grupo Marista, somos mais de 11 mil colaboradores vivenciando e disseminando valores humanos, cristãos e Maristas. Estamos em vários lugares, atuamos em frentes diferentes, acreditamos que o Carisma, a Identidade e a Missão Marista devem ser passados adiante sempre, por cada um de nós. Em diferentes estados do país, todos temos uma coisa em comum: a missão de transformar a sociedade por meio da educação, marcados pelo amor e pelo jeito Marista.