Educação

Mais de 60 mil alunos estudam em instituições que fazem parte ou mantêm aliança estratégica com o Grupo Marista. Seja nos Colégios Maristas, na Escola Champagnat, na Católica de Santa Catarina, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ou no Marista Escolas Sociais, o objetivo é formar cidadãos justos, éticos, conscientes e solidários em diferentes fases da vida. Por meio da educação, o Grupo Marista promove o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas sob uma perspectiva cristã da realidade.

Os Colégios Maristas são comprometidos com a proposta iniciada há mais de 200 anos por São Marcelino Champagnat: educar e evangelizar crianças e jovens, formando cidadãos virtuosos. Para tanto, assumem Maria como inspiração e fundamentam sua ação na convicção de que, para bem educar as crianças, é preciso, antes de tudo, amá-las de maneira igual.

A PUCPR, por sua vez, é uma universidade católica privada sem fins lucrativos orientada por princípios éticos, cristãos e Maristas, que atua como promotora do desenvolvimento regional e da inclusão social. A PUCPR tem como foco desenvolver a excelência educacional, pesquisas de qualidade, fomentar o empreendedorismo e inovação, além de promover a multi e interculturalidade aliadas à inclusão social.

O Marista Escolas Sociais atende mais de 7.500 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais que ficam em comunidades em vulnerabilidade social de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.

Lançada em setembro de 2019, a Escola Champagnat é a nova proposta de educação do Grupo Marista. A missão da rede é levar educação de qualidade a preço acessível para o maior número de estudantes possível. Na Escola Champagnat, os estudantes desenvolvem suas habilidades, como autonomia e trabalho em equipe, a partir de projetos, atividades, mão na massa e debates para resolução de problemas, de forma colaborativa.