10 dicas para manter a calma no Enem e no vestibular

As provas podem tirar o sono dos candidatos, mas isso não precisa acontecer. Confira algumas dicas de como ficar sereno e ter bons resultados no Enem e em vestibulares

O final do ano está chegando e com ele vem a época das provas do Enem e dos vestibulares para ingressar no ensino superior. Assim, o controle emocional dos candidatos é colocado à prova. Porém, é possível manter a calma durante esse período.

Essas provas podem definir o futuro profissional dos candidatos. Por isso, costumam gerar muita apreensão. Ficar ansioso antes de um teste tão importante é um sentimento bem comum, mas o candidato não pode se deixar dominar pela ansiedade. Afinal, o nervosismo acentuado pode comprometer a preparação do ano todo.

Não há fórmula mágica para controlar a ansiedade. Mas é possível aplicar algumas técnicas que permitam um controle maior da situação. Assim, a concentração para o Enem e o vestibular aumenta, e o candidato pode obter melhores resultados. Anote as dicas!

Veja dicas práticas de como manter a calma no Enem 

1. Prepare tudo na véspera

Um dia antes do Enem ou do vestibular, deixe tudo preparado para a prova. Separe a roupa, o material e a documentação. Fique atento às orientações sobre vestimentas, comidas e canetas permitidas durante a prova. Assim, é possível evitar surpresas de última hora que podem desestabilizar você.

2. Planeje o trajeto e saia de casa com antecedência

Problemas no trânsito devem ser previstos. Portanto, pesquise horários e trajetos de ônibus, saia de casa mais cedo e chegue ao destino com mais tranquilidade. Lembre-se que carros de aplicativo e transporte coletivo também podem ter imprevistos. Evite que isso atrapalhe sua chegada ao local de prova.

3. Nada de estudar na véspera

Você já ouviu o ditado de que “marmelada na hora da morte não adianta”? Ele é muito aplicável na hora do Enem ou do vestibular. O que você tinha que estudar, estudou ao longo do ano. Então, aproveite os dias anteriores à prova apenas para relembrar algumas fórmulas ou participar de aulões mais divertidos e descontraídos. Tentar assimilar algo mais profundo na última hora pode gerar nervosismo e ansiedade.

4. Durma bem

Uma boa noite de sono pode fazer milagres! Por isso, evite estender a noite anterior à prova junto com amigos ou familiares. Tente dormir cedo para descansar bastante e ficar bem preparado para as horas de prova. Lembre-se: você até pode virar a noite em comemoração, mas deixe isso para o momento certo.

5. Faça uma alimentação saudável

Na véspera e no dia do Enem ou do vestibular, evite alimentos muito pesados. Faça uma refeição leve e nutritiva. Assim, a digestão não vai sobrecarregar o seu corpo. Afinal, a fadiga calórica pode atrapalhar o seu desempenho. E não esqueça de se manter hidratado. Vale até levar uma garrafinha de água para a prova.

6. Seja positivo

O pensamento positivo ajuda a acalmar a mente. Então, nada de ficar achando que tudo vai dar errado. Invista em atividades prazerosas antes da prova, a fim de aumentar seu bem-estar. Por exemplo: escute músicas alegres ou pratique meditação antes de ir ao local de prova.

7. Esqueça a concorrência

Não olhe para os outros candidatos como rivais. Pense que eles estão na mesma situação que você e que também podem estar nervosos com a prova. Ou seja, o melhor a fazer é não se concentrar nos outros, mas sim em você mesmo. Por exemplo, se alguém entregar a prova antes, pense que você está aproveitando melhor o seu tempo. 

8. Gerencie seu tempo

Leia a prova e comece a respondê-la pelas questões que você tem mais facilidade. Perguntas difíceis podem tomar mais tempo, e isso pode desestabilizar seu planejamento e seu emocional. Assim, o ideal é garantir os pontos nas questões que você sabe e deixar as mais complexas para o final.

9. Na dúvida, aguarde

Quando estiver respondendo uma pergunta mais difícil, tente eliminar as alternativas que você acredita serem erradas. Depois, nada de chutar! Primeiramente, reflita sobre as opções restantes. Talvez seja uma boa ideia deixar a questão em aberto e voltar no final para respondê-la com menos pressão.

10. Respire

E se mesmo assim a ansiedade e o nervosismo estiverem atrapalhando, faça uma pausa e respire. Aprenda a fazer respirações profundas pelo diafragma e aproveitar a maior capacidade dos seus pulmões. Esse tipo de respiração garante mais oxigenação do que a torácica. E quanto mais oxigenado estiver o seu cérebro, melhor ele vai trabalhar. 

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Agora é com você! Coloque essas dicas em prática e garanta o resultado esperado no Enem e no vestibular. Depois, é só comemorar!

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