Missão Marista

O Fundador

Movido pela sua fé em Jesus Cristo e devoção à Virgem Maria, Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista em 1817, na França. O objetivo era levar formação religiosa e acadêmica a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A sensibilidade de Champagnat e seu jeito de evangelizar e educar ajudaram a inspirar outros jovens da época a tornarem-se Irmãos. A partir disso, a Missão Marista espalhou-se rapidamente pela França, estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos vilarejos mais empobrecidos. 

Os Maristas de Champagnat estão presentes em cinco continentes do mundo para cultivar a espiritualidade cristã e educar crianças e adultos. O nome “Marista” não foi escolhido por acaso: significa a total entrega de sua obra a Maria, a mãe de Jesus, a quem Champagnat chamava de “Boa Mãe”.

Presença Marista no Mundo

A Missão Marista conta com cerca de 3.000 Irmãos, espalhados em quase 80 países. Eles partilham suas tarefas de maneira direta com mais de 72.000 leigos, leigas e colaboradores e já atenderam mais de 654.000 crianças e adolescentes. A presença Marista no mundo está organizada por meio de unidades administrativas, denominadas Províncias e Distritos. Todas elas dispõem de órgãos e governos próprios.



Para saber mais, acesse: https://champagnat.org/

Presença Marista no Brasil

Os Maristas no Brasil dividem-se em três unidades administrativas: Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Rede Marista) e Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista).

As Províncias mantêm iniciativas em três áreas: educação, saúde e solidariedade. São frentes de atuação que se constituem em campos de aplicação e multiplicação da Missão. O apoio administrativo se dá por meio de mantenedoras, estruturas responsáveis pelo gerenciamento nas diversas frentes de atuação.

A União Marista do Brasil (UMBRASIL), criada em 2005 e sediada em Brasília, é a associação das mantenedoras, representando o universo Marista no país. É uma organização que mobiliza, articula e potencializa ações integradas entre as mantenedoras das diversas Províncias. Organizada em comissões, subcomissões, comitês e grupos de trabalho, empreende ações e projetos comuns, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

Presença Marista no Grupo

Diariamente, os aproximadamente 11 mil colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul, ou Grupo Marista, vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários, com o compromisso de promover e defender os direitos das crianças e dos jovens.