Católica de SC promove ação social em instituições de ensino de Joinville e Jaraguá do Sul

15 de mar

No mês de março, a Pastoral e o Núcleo de Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina realizaram duas ações importantes durante a 3ª edição do Trote Solidário promovido pela Instituição. Os voluntários e acadêmicos ofereceram atividades culturais e recreativas para as crianças do Centro de Educação Infantil Santa Maria dos Anjos, no Bairro Vila Nova, em Joinville, e da Escola de Educação Básica Erich Gruetzmacher, no bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul.

O Projeto Comunitário é um componente curricular que prevê a realização de 30 horas de atividades socioeducativas pelos alunos da Instituição. “Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de praticar a solidariedade, estimulando a formação de cidadãos humanos, éticos e justos, capazes de transformar a sociedade”, comenta a coordenadora do Núcleo de Projeto Comunitário, Diva Spezia Ranghetti.

O objetivo do Trote Solidário é recepcionar e integrar os novos estudantes, e contribuir para que os jovens desenvolvam o sentimento de solidariedade. “É uma forma diferenciada de celebrar seu ingresso no ensino superior, contrapondo-se aos trotes tradicionais, que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida profissional e pessoal do acadêmico”, comenta o responsável pelo Núcleo de Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Além das ações realizadas nas instituições de ensino, a programação do Trote Solidário também contemplou a arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas (infantis e geriátricas), doação de sangue e cadastro de medula óssea. Os donativos arrecadados foram doados para a Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville (ADIPROS) e para a Promoção Humana da Comunidade Santa Clara, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Já as fraldas foram destinadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville.

Fique por dentro das novidades do Grupo Marista