Centros Sociais Maristas celebram o Dia Mundial do Brincar com oficinas e brincadeiras

23 de maio

No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam em Brasília, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, as crianças brincam o tempo todo e, para isso, precisam de um espaço seguro, tempo e imaginação. “O ato de brincar é uma das principais formas de expressão e aprendizado das crianças, que passam a construir significados e a interpretar sua existência no mundo. É fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que a contemporaneidade exige uma reorganização de tempo, espaço e hábitos para a garantia do brincar”, ressalta.

Além das atividades desenvolvidas nos centros sociais, a Rede Marista de Solidariedade mantém o Programa pelo Direito ao Brincar, que disponibiliza 10 iniciativas para promover o Direito ao Brincar e vídeos da série ‘Brinquedos e Brincadeiras’, com a participação de crianças construindo carrinho de rolimã, vai e vem, bilboquê, e explicando como é uma roda historiada, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural de brinquedos e brincadeira.

O Programa Direito ao Brincar tem como objetivo contribuir com a mobilização da sociedade e do poder público para a importância da garantia do direito ao brincar, congregando a experiência, conhecimento e atividades de diversas organizações e instituições que promovam e defendam a causa. O site do Programa é www.brincar.org.br.

 

Programação de brincadeiras nos Centros Sociais Maristas: 

DISTRITO FEDERAL

-Centro Social Marista Ir. Rivat – Samambaia/DF
28/05 – Resgate as brincadeiras de roda  e brincadeiras antigas. Os educandos das turmas de quarto e quinto ano estarão brincando com as demais turmas, principalmente da Educação Infantil.

 

MATO GROSSO DO SUL

– Centro Social Marista Dourados – Dourados/MS

23/05 – Passeio para o Parque Alvorada e brincadeiras com  brinquedos confeccionados pelas crianças.

 

PARANÁ

– Centro Educacional Marista Ir. Eunice Benato – Curitiba/PR

24 a 25/05 – Brinquedos infláveis, circo, capoeira, esporte, fotografia; “O Dia D”em que os educandos escolherão as brincadeiras.

 

– Centro Social Marista Marcelino Champagnat – Cascavel/PR

23 a 25/05 – Recepção das crianças e das famílias com dança, música, brincadeiras, circuito de jogos e brincadeiras tradicionais, ginástica maluca. Haverá também o espetáculo teatral “Inquilibrio”, de Adriano dos Santos Brandão, circo e contação da história “Bruxa, bruxa venha a minha festa”.

 

SANTA CATARINA

– Centro Social Marista Pouso Redondo – Pouso Redondo/SC
23 a 25/05 – Brincadeiras diversas com os educandos no espaço da unidade, parque Inflável e brincadeiras com a família no território.

 

– Centro Social Marista Caçador – Caçador/SC

23 a 24/05 –  Torneios com jogos (futsal, basquete, pebolim e tênis de mesa); gincana;  karaokê e x-box;  filme com pipoca;  dança com balões/dinâmicas;  dintura facial;  Balada;  ‘Qual é a música?’;  lanches/almoço diferenciados (lasanha, cachorro quente, pizza, brigadeiro, pastel, etc).

 

SÃO PAULO

-Centro Social Marista Lar Feliz – Santos/SP

22 a 25/05 – Semana Mundial do Brincar – abertura na praia com oficina de pipa, oficina colorida balangandear e campanha pelo direito ao brincar; caminhada pelo direito ao brincar, saída da Unidade às 9h com destino à Praça José Bonifácio; lá acontecerão brincadeiras e intervenções com a comunidade; momentos Reflexivos, teatro no SESC e atividades brincantes.

– Centro Social Marista Ir. Lourenço – São Paulo/SP

23 a 25/05 – Oficinas de brincadeiras, tenda da biblioteca, campeonato de dedobol, sala de jogos, karaokê, oficina de brinquedos recicláveis e filmes.

– Centro Social Marista Ir. Justino – São Paulo/SP

23 a 25/05 – Atividade no parque do Centro Social com bolhas de sabão gigante, garrafas sensoriais, pipa de mão, piquenique de frutas no Parque Linear, brincadeiras livres e oficina de pipas e brincadeiras tradicionais com as crianças e famílias.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br