Como lidar melhor com as #FamíliasEmCasa?

6 de maio

Passados pouco mais de 40 dias de isolamento social, seguimos lidando com uma série de desafios em nosso dia a dia – alguns já conhecidos, potencializados pelo período, e outros completamente novos. Para famílias com crianças e adolescentes em casa, o momento pode ser ainda mais desafiador e complexo, gerando insegurança, irritação ou tristeza, tanto nos pequenos como em seus cuidadores.

Pensando em ajudar as diferentes famílias a entender e superar estes desafios, o Centro Marista de Defesa da Infância, com apoio do Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Sul e Umbrasil, desenvolveu a Websérie #FamíliasEmCasa com vídeos curtos sobre temas que preocupam a maior parte dos lares com crianças e adolescentes.

Os assuntos são abordados por parceiros voluntários – externos e internos – e utilizam uma linguagem simples e acessível a todos os públicos. Sem pretender esgotar a complexidade que cada tema traz, os vídeos abrem espaço para a reflexão e o diálogo, com dicas de abordagem e conforto emocional.

Assista #FamíliasEmCasa

No canal do YouTube do Grupo Marista já estão disponíveis os seis primeiros vídeos da série, que tratam sobre o direito de brincar, comunicação não violenta, reorganização da rotina familiar, inclusão, prevenção de acidentes domésticos e prevenção à violência contra meninos e meninas. Estão previstos, para as próximas semanas, novos vídeos sobre segurança na internet e alimentação saudável. Acompanhe as atualizações da playlist.

 

01 | Do tédio à criação: a importância do brincar no isolamento

 

02 | Comunicação e Acolhida: cuidar das relações durante o isolamento

 

03 | Envolvimento e respeito na reorganização da rotina familiar

 

04 | Habilidades socioemocionais como caminho para a inclusão

 

05 | Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes

 

06 | Protegendo crianças e adolescentes da violência durante o isolamento

 

Contribua com sugestões

Quais outros temas relacionados ao isolamento em família podem ser abordados nesta série? Envie a sua sugestão para centro.defesa@solmarista.org.br. As equipes envolvidas irão analisar com carinho.

 
Compartilhe em suas redes sociais, pois o conteúdo pode ajudar muitas famílias a passar por este período com mais tranquilidade.