Estudantes de ensino técnico levam conhecimento para comunidade em Fazenda Rio Grande

6 de abr

O Projeto Solidariedade – Comunidades do TECPUC realizou no dia 19 de março uma programação de atividades e oficinas com a comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Fazenda Rio Grande (PR). Nesta edição, o projeto ofereceu conhecimento nas áreas de segurança do trabalho, biotecnologia, nutrição dietética e produção de moda. Ministradas pelos alunos com supervisão e acompanhamento dos professores, a ação levou mais de 30 estudantes para conhecerem a comunidade.

Realizado desde 2012 pela pastoral da instituição, a atividade permite que o aluno desenvolva os conhecimentos adquiridos em sala de forma solidária e voluntária além de dialogar com as diferentes realidades socioculturais.

Além dos cuidados para prevenção de incêndio e segurança doméstica, as oficinas mostraram também como produzir em casa iogurtes artesanais utilizando aglutinantes como o kefir e iogurte natural; produção do sal de ervas para o uso contínuo no lugar do sal iodado; e reaproveitamento e customização de roupas.

Os alunos também revitalizaram a horta comunitária e implantaram uma horta suspensa. De acordo com o organizador do Projeto Comunidades do TECPUC e pastoralista, Leandro Sanches Filho, a ação mostrou aos moradores a importância em realizar ações juntos e valorizou o conhecimento adquirido pelos alunos em sala. “Uma ação como essa mexe com as pessoas, elas veem que é possível fazer a diferença quando existe união e senso comunitário. Nós nos sentimos muito bem acolhidos e ansiosos pelo próximo semestre, quando voltaremos lá”, analisa.

Como apoio para as ações realizadas, o TECPUC contou com a ajuda da Comunidade Irmão Henri Vergès na articulação e organização com a Comunidade Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Ir. Murilo Bertoldi, colaborador e apoiador da capela, a ação teve ótimos resultados e promoveu o espírito de família entre os moradores. “Todos saíram com sorriso nos lábios e isso é a prova mais concreta que alcançamos o objetivo. Levamos alguns ensinamentos básicos, porém foram de grande importância para o dia a dia de todos”, ressalta Ir. Murilo.