FTD Educação já oferece aprendizagem com base em IA

15 de jul

É inegável a necessidade de pensar a educação atrelada à tecnologia, não apenas preparando as crianças e adolescentes para lidarem com elas (o chamado letramento digital), como também extraindo os melhores usos e aplicações dos recursos digitais e tecnológicos para otimizar os processos de aprendizagem e apreensão de informações.

Diante dessas novas demandas de mercado, a FTD Educação, referência em soluções educacionais, que faz parte do Grupo Marista, apostou em um projeto desafiador e absolutamente inovador: um material totalmente digital, em parceria com a Azure (plataforma de nuvem da Microsoft).

O projeto vislumbra um rico processo de transformação digital, que coloca como eixo central o conceito Maker: todas as pessoas podem criar, fazer, recriar, transformar e alterar objetos e soluções. E o objetivo é fazer dessa habilidade uma ponte para o aprendizado, pois é colocando a mão na massa que ele ocorre de forma mais natural, informal e divertida.

Já é consenso que o aprendizado significativo tem um impacto muito mais profundo nas crianças e adolescentes – e mesmo nos adultos. Tanto que a própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é toda planejada para favorecer e oportunizar dinâmicas ativas, participativas e interdisciplinares.

Nesse sentido, a FTD Educação planejou, elaborou e lançou o projeto Quant Bottem, que tem como base a inteligência artificial e a gamificação – esta última se refere ao uso, planejado e com fins didáticos, de jogos e brincadeiras que estimulam a favoreçam o aprendizado.

O material aborda sobre robótica, programação e empreendedorismo, ampliando as noções e conceitos trabalhados em aula, de forma que os alunos, cada vez mais, compreendam a interdependência entre o que aprendem e o seu dia a dia.

Para transformar em realidade o projeto inovador, a FTD contou com o suporte e consultoria de importantes empresas, como Accenture e PWC. O objetivo era obter o melhor resultado, tanto em recursos tecnológicos quanto em qualidade didática.

Com um processo de revisitação e reformulação do material, chegou-se a um ambiente digital navegável, em nuvem. Nele, os alunos podem brincar e aprender por meio de um universo lúdico, que requer a realização de atividades e interações com fins pedagógicos.

O recurso possibilita uma nova forma de as crianças interagirem com o conteúdo e, também, permite que professores explorem diversas maneiras de trabalhar conteúdos e engajar os alunos. Por meio da riqueza dos cenários, podem ser trabalhados aspectos da literatura, matemática, inovação digital, pautas sociais, valores éticos e dezenas de outros temas.

A tecnologia aliada da transformação educacional

Explorar o mundo, conhecer novos contexto, ampliar os horizontes e acessar, a um clique de distância, um universo inimaginável de recursos. A tecnologia tem sido uma ferramenta transformadora na construção de uma educação cada vez mais abrangente, sem fronteiras e rica.

Somando forças entre soluções didáticas e atuação de professores engajados com o futuro das crianças, a tecnologia tem acelerado os impactos de um ensino-aprendizado mais transversal e multicultural.

A FTD Educação é uma empresa brasileira, fundada em 1902 e que, desde então, dedica-se a produzir e disponibilizar materiais e soluções didáticas de excelência. Parte do Grupo Marista, a FTD tem um olhar atento à infância e adolescência, prezando pela oferta de produtos significativos, transformadores e que, junto dos alunos de todo o Brasil, constroem o futuro da educação.