Grupo Marista celebra Páscoa de forma on-line

30 de mar

Na Semana Santa, tradicional celebração cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o Grupo Marista, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) irão realizar as missas e os tradicionais ritos de forma 100% on-line. Além disso, na quarta-feira, 31 de março, será inaugurada a Via Sacra PUCPR, na qual por meio do site (https://identidade.pucpr.br/viasacra/) os fiéis terão uma experiência imersiva nas estações do Câmpus de Curitiba de forma on-line.

O site apresenta os 15 painéis das estações da prática devocional da Via Sacra, criados pelo artista plástico Elvo Benito Damo, sob curadoria da Identidade Institucional da PUCPR.

Neste ano, as entidades aproveitam o momento da pandemia para propor uma reflexão conjunta sobre o acolhimento e o amor ao próximo, sem restrições ou condições, assim como sobre a prática e vida como maristas.

O pároco da Paróquia Universitária Jesus Mestre, Padre Luciano Toller, enfatiza a importância da celebração da Páscoa em casa.  “Diante desta pandemia, cuidar de si é uma grande virtude e cuidar do outro é um exercício de caridade. Vivenciar a Páscoa em casa é uma ocasião para apreciar na igreja doméstica a força da ressurreição que inunda os lares”, destaca.

Programação

Na quinta-feira, 1º de abril, às 11h, inicia a Missa dos Santos Óleos do Crisma, celebrada na Igreja Nossa Senhora do Guadalupe e transmitida pela TV Evangelizar. Às 19h, será transmitida a Missa da Ceia do Senhor, o Lamento e a tradicional desnudação do altar. Por fim, a Adoração ao Santíssimo.

Às 10 horas de sexta-feira, 2 de abril, inicia a Via Sacra. Já às 15h será realizada a celebração da Paixão de Cristo e o Tradicional Cântico de Verônica. Às 16h A adoração da Santa Cruz e a Bênção serão em sistema de o drive-thru (com os fiéis dentro dos carros, com janelas fechadas).

No sábado, 3 de abril, às 3h da manhã, será iniciado, de forma on-line, o Terço pelas Almas. E às 19h a missa da Vigília da Ressurreição do Senhor. Já no domingo de Páscoa, 4 de abril, às 8h, acontecerá a missa de Ressurreição do Senhor.

As transmissões ao vivo podem ser acessadas pelo Instagram da Paróquia Universitária Jesus Mestre (https://www.instagram.com/paroquiapucpr/) nos horários agendados. Mais informações: https://bit.ly/2QPlxQ9.