Grupo Marista lança campanha sobre privacidade e intimidade infantil

21 de maio

A campanha “Defenda-se”, do Centro Marista de Defesa da Infância, trata de um tema delicado e muito importante.

O filme da premiada campanha “Defenda-se”, do Grupo Marista, levanta discussão sobre a privacidade e a intimidade infantil. Seu objetivo é encorajar a autodefesa das crianças contra a violência sexual e reproduzir a pluralidade das infâncias.

A produção desta campanha tem um motivo muito forte e uma necessária discussão. No primeiro semestre de 2018, 70 mil ligações foram registradas no Disque 100, principal canal de denúncias de violações dos direitos humanos no Brasil. Desse impressionante número, 23,35% são de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.

O mês de maio é utilizado como data especial para falar sobre o tema. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes ganha um importante aliado nessa luta tão importante: o Grupo Marista!

Defenda-se!

“Quando bem orientadas, as crianças têm mais chances de evitar ou interromper o abuso, contando sempre com o apoio de adultos de confiança que ela reconheça em seu cotidiano”, diz Vinícius Gallon, um dos autores e também coordenador da campanha Defenda-se.

Segundo ele, essa é a maneira mais eficiente de enfrentar esse recorrente problema. O intuito da campanha é promover a autodefesa das crianças contra a violência sexual.

Como funciona a campanha?

A campanha “Defenda-se” trabalha por meio de vídeos amigáveis, educativos e acessíveis que discutem, de forma sutil e bastante delicada, temas sensíveis sobre o desenvolvimento da sexualidade infantil, que auxiliam a criança a conhecerem melhor o próprio corpo, a reconhecerem as diferentes emoções, a entenderem as relações afetivas e a conduta mais apropriada em cada uma delas, além de aprender ações simples do dia a dia, que dificultam a ação dos agressores.

São onze filmes curtos já publicados, que alcançaram até o momento 20 milhões de pessoas pelas redes sociais, e estão nos 80 países nos quais o Instituto Marista está presente. Confira os demais vídeos em nosso canal no YouTube.

Assista ao vídeo completo: