Hospital Marcelino Champagnat implanta plataforma de telemedicina

15 de abr

A partir de agora, o Hospital Marcelino Champagnat passa a disponibilizar, gratuitamente, consultas via telemedicina para auxiliar pacientes na identificação inicial dos sintomas compatíveis com a COVID-19. O atendimento é feito por uma equipe de mais de 100 médicos do corpo clínico que se revezam em escalas de segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados, trabalhando de forma voluntária, dedicando o tempo em que não estão no atendimento na linha de frente nos hospitais.

A telemedicina foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 19 de março, devido ao avanço da pandemia do novo Coronavírus no país. Desde então, o HMC passou a investir na implantação desta ferramenta para servir à comunidade. “Essa medida facilita o atendimento às pessoas e o repasse de orientações conforme a gravidade dos sintomas, sem que elas fiquem expostas a infecções. O método também permite que outros casos de urgência e emergência não deixem de ser atendidos presencialmente”, explica a Dra. Cristina Baena, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação dos hospitais do Grupo Marista.

Como funciona

Ao acessar a página na internet, o paciente precisa, em primeiro lugar, informar qual a faixa etária e quais sintomas está apresentando. Na sequência, conforme as respostas sobre sintomas e doenças pré-existentes, o sistema automaticamente avalia se a pessoa apresenta ou não quadro de saúde relacionado à COVID-19. Se entre os sintomas não for constatado indício suficiente da doença, o paciente será orientado por mensagem a seguir algumas recomendações de higiene e isolamento social.

Caso apresente sintomas relacionado à COVID-19, o paciente terá que preencher um formulário com seus dados, que serão enviados ao Hospital. Depois, será orientado a fazer o download de um aplicativo, por meio do qual poderá realizar o teleatendimento. “Quando o médico estiver pronto para atender, o paciente será avisado pelo aplicativo, no qual vai entrar para conversar com o médico”, explica a Dra. Cristina.

Para baixar o aplicativo, basta acessar o Google Play (android) ou a Apple Store (IOS), procurar por “Hospital Marcelino Champagnat”, baixá-lo e clicar no botão “Teleconsulta”.