Instituto Marista consolida a Região América Sul

4 de abr

Nova região engloba sete países da América do Sul e fortalece a presença e atuação Marista rumo ao novo começo

A Região América Sul do Instituto Marista que engloba os países da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai foi oficialmente criada na I Assembleia da Região América Sul que ocorreu nos dias 6 e 7 de março de 2016, em Florianópolis, com participação do Conselho Geral e dos Conselhos das Províncias Maristas Brasil Centro-Sul (Grupo Marista), Brasil Centro-Norte e Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur e Santa Maria de los Andes.

A criação da Região faz parte do Projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão do Instituto Marista que tem como diretrizes assegurar a sustentabilidade e a vitalidade da Missão Marista; promover experiências e processos de acompanhamento e formação de Irmãos e Leigos; reconhecermo-nos como Instituto internacional e atuar como um corpo global; priorizar a presença de Irmãos e Leigos Maristas de Champagnat junto a crianças e jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; assumir comunhão, participação e corresponsabilidade na animação, governo e gestão da Missão Marista;

Neste encontro, os Irmãos, Leigos e Leigas participantes concretizaram o Projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão desta nova região e começaram a consolidar sua identidade. A Assembleia foi uma grande oportunidade de internacionalidade e interculturalidade para caminhar em prol do desenvolvimento e a sustentabilidade da vida e da missão Maristas na região.

Também foram tomadas várias decisões necessárias para dar início à nova Região do Instituto e, além disso, os próprios Irmãos, Leigos e Leigas participantes puderam sentir a força do diálogo em torno da fraternidade como dom e dinâmica para buscar consensos e entender o que é viver como uma região.

Na Assembleia foi formalizada uma Equipe de Implantação da Região América Sul, composta por dois representantes de cada Província, sendo um Irmão e um Leigo (a), para que possam trabalhar, a partir de agora, nas iniciativas estratégicas com foco nas pessoas e nas estruturas. Os representantes da Província Marista Brasil Centro-Sul (Grupo Marista) são o Ir. Jorge Gaio e o Rony Ahlfeldt. Eles têm como incumbência a construção de conceitos, realização de projetos e estabelecimento de princípios e diretrizes comuns para a animação, governança e gestão da nova região.

Os Irmãos, Leigos e Leigas participantes do encontro apontaram com clareza os desafios que serão enfrentados na consolidação da nova região por ela ser extensa geograficamente e com idiomas diversos. No entanto, há um consenso geral de que a Região América Sul terá um significativo potencial para florescimento da vida Marista, especialmente ao serviço de crianças, adolescentes e jovens que vivem em ambientes mais vulneráveis e periféricos, com o compromisso de contribuir para a vitalidade do Instituto Marista rumo a um novo começo.

Região América Sul

– Compreende 7 países da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai

– Atende 250.000 crianças, adolescentes e jovens, que correspondem a 38% da Missão do Instituto Marista.

– Possui 558 Irmãos Maristas (16% do Instituto) e 35.250 colaboradores e Leigos Maristas (50% de todo o Instituto), administrando 105 unidades de educação básica pagas, 85 unidades sociais, 14 instituições de educação superior e 67 unidades de outros negócios suplementares.

– Representa 50% do faturamento total do Instituto Marista.

Fique por dentro das novidades do Grupo Marista