Instituto Marista realiza primeira reunião de implementação da Região América Sul

19 de maio

Entre os dias 7 e 10 de maio, foi realizada, no Chile, a primeira reunião de implementação da Região América Sul, que teve como principais objetivos definir as linhas de cooperação e implementação da nova estrutura regional e fortalecer a integração da equipe encarregada de colocar o processo em andamento.

A equipe é formada pelos Irmãos Wagner Rodrigues da Cruz, Patricio Pino, Deivis Fischer, Jorge Gaio (Grupo Marista), José Kuhm e Alberto Aparicio, e pelos leigos Manuela Suassuna, Inés May, Ernesto Reyes, Rony Ahlfeldt (Grupo Marista), Marcelo Cordeiro e Luca Olivari.

“Estamos dando passos muito importantes e vitais para transformar a região. Potencializar o Instituto em novas regiões é potencializar um novo começo para uma nova vida, onde estaremos juntos, mais próximos e de maneira mais vital”, explica o Ir. Wagner, coordenador da Equipe de Implementação.

A nova região foi criada com a união das áreas maristas do Brasil e do Cono Sur, formadas pelas Províncias Brasil Centro-Sul (Grupo Marista), Brasil Centro-Norte, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur, Santa María de los Andes e pelo Distrito do Paraguai.

“América Sul terá um papel fundamental na mudança do Instituto. Não podemos esquecer que representa 50% do Instituto, que o confirma como um motor na mudança de outras regiões”, comentou Luca Olivari, consulente da Administração Geral.

Durante esta primeira reunião, foram trabalhados principalmente as definições estratégicas, tais como a visão, princípios, prioridades, modelos operativos e outros aspectos necessários para a vida da nova região Marista.

Sem dúvidas, esta nova estrutura vai “além das diferenças culturais, sociais, políticas e geográficas, onde as Províncias que compõem a Região América Sul assumem o compromisso de contribuir com a vitalidade do Instituto Marista e a sua missão, à luz do XXI Capítulo Geral, rumo a um novo começo”, como explica a carta aberta da I Assembleia dos Conselhos Provinciais Ampliados das Províncias Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur e Santa María de los Andes, realizada em Florianópolis.