Irmãos e Colaboradores do Grupo Marista fazem visita interprovincial a espaços Maristas e ONGs no Peru

25 de ago

Entre os dias 20 e 26 de agosto, Irmãos e colaboradores do Grupo Marista tiveram a oportunidade de fazer uma visita interprovincial a espaços Maristas e ONGs de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na cidade de Lima, no Peru.

A experiência teve como objetivo propiciar o acesso e compreensão do trabalho Marista e de ONGs de referência na América Latina para os temas de participação infanto-juvenil, trabalho infantil, monitoramento de orçamento público e investimento na infância. Além disso, foi possível qualificar a visão a respeito conceitos relacionados aos direitos de crianças e adolescentes e fortalecer o trabalho em rede.

Os participantes da visita conheceram uma escola Marista localizada na comunidade Villa Maria del Triunfo da periferia de Lima e a Universidade Champagnat, unidade responsável pela formação dos visitantes sobre o tema dos direitos da criança e do adolescente.

O grupo também teve contato com o escritório regional Save the children, que desenvolve projetos e publicações sobre diversos temas relacionados às infâncias; visitou a ONG Equidad, que atua na construção de metodologias de monitoramento do investimento público na infância; esteve no IFEJANT que é um centro de formação de educadores de crianças e adolescentes trabalhadores, entre outras ONGs que trabalham na promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Os representantes do Grupo Marista na experiência foram os seguintes: Irene Elias Simões (Comunicação Institucional), Bárbara Pimpão (Centro Marista de Defesa da Infância), Alessandra Hovorusko (DEAS), Sérgio Barbosa (DEAS) Mari Regina Anastácio (PUCPR), Geliane Quemelo (CSM Ir. Henri Vergès) e Irmão Ivonir Imperatori (UMBRASIL). Confira abaixo alguns depoimentos sobre a imersão:

“Esta experiência tem proporcionado um olhar para a missão por outra perspectiva. Os amigos Maristas do Peru tem mostrado como viver a Missão, que nos une de maneira simples e intensa. Temos vivido dias de partilha e aprendizado. Gratidão por essa experiência de viva e missão”. (Geliane Quemelo – CSM Ir. Henri Vergès)

“Esta imersão interprovincial no Peru explicita um mundo de similaridades e também de diversidades no mundo marista, mas nos mostra que a promoção e defesa dos direitos humanos e a educação para a solidariedade nos unem indiferentemente a cultura e a língua. Os dias tem sido muito ricos, repletos de reflexão e sonhos para fortalecer nossa caminhada”. (Alessandra Hovorusko – Diretoria Executiva de Ação Social – DEAS)

“Em um outro país, que é também tão diverso, é muito prazeroso identificar o mesmo carisma que nos orienta e impulsiona tão presente nos Maristas do Peru”. (Sergio Barbosa – DEAS)

“A imersão de solidariedade no Peru ajuda-nos a assumir a internacionalidade do Instituto Marista e faz com que nos sintamos co-responsáveis pela evangelização, promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens dos países da Região América Sul”. (Irene Elias Simões – Assessoria de Comunicação Institucional)

“A experiência de estar na imersão proporcionou-me maior compreensão a respeito da defesa de direitos. É possível perceber como há violações de direitos nas Américas. Precisamos ter maior clareza da diferença entre justiça e caridade. Defesa de direitos é justiça”. (Ir. Ivonir Imperatori – UMBRASIL)

Fique por dentro das novidades do Grupo Marista