Rede Marista de Solidariedade realiza Encontro Mistagógico

21 de dez

Em 2012, os pastoralistas das unidades sociais do Grupo Marista iniciaram uma trajetória de formação de aprofundamento da mística pastoral de atuação na área social. Para a Igreja, a mistagogia é uma prática vivencial e educativa de aprofundamento nos mistérios da fé. Entendemos que esse aprofundamento é contínuo e se dá na experiência concreta da vivência da fé e no sentido que damos para nossa atuação pastoral, sobretudo com os mais necessitados.

A metodologia do encontro tem seguido a seguinte proposta distribuída em três dias:

  • 1º dia: reconhecimento do território e conversa com lideranças, análise de conjuntura eclesial e social;
  • 2º dia: imersão em realidades extremas e interculturais (população de rua, diálogo interreligioso e outros);
  • 3º dia: formação e apontamentos para a missão.

A partir da 3ª edição realizada em 2014, o encontro tornou-se uma experiência interprovincial numa parceria com a Província Marista Sul Amazônica e Província Marista Brasil Centro-Norte . Esse encontro aconteceu na Ilha dos Marinheiros, próxima a Ilha das Flores, do clássico documentário que tem em seu título o nome do nome da ilha, na cidade de Porto Alegre.

O Encontro Mistagógico desse ano foi realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro, com o tema: A dança da casa comum – terra, teto e trabalho, e com o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

As imersões dessa edição percorram o território da população de rua, de uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e de uma Comunidade Eclesial de Base da Diocese de São Miguel Paulista.

Além das imersões, todos os outros dias do encontro foram carregados de profetismo e missionariedade que inspirou e inspirará os pastoralistas participantes para se comprometerem ainda mais com a Missão Marista, com especial atenção ao olhar de crianças e jovens das periferias físicas e existenciais.

Confira o vídeo documentario do encontro:

Fique por dentro das novidades do Grupo Marista