Programa Biblioteca Interativa da RMS incentiva a leitura

9 de jan

O Programa Biblioteca Interativa é desenvolvido nas Unidades Sociais da Rede Marista de Solidariedade com o intuito de promover a cultura, o acesso à informação e a produção de conhecimento, configurando-se em espaços abertos aos educandos, educadores e à comunidade.

Comprometida fortemente com a educação integral, a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, a ação educativa Marista pressupõe o fortalecimento da autonomia, do protagonismo e da participação infanto-juvenil, favorecendo os laços com o território e realizando a escuta ativa dos educandos.

As ações promovidas por meio do Programa Biblioteca Interativa propiciam a reflexão e a criação de novas informações e conhecimentos, tornando-se um espaço de partilha e ação cultural.

A seguir, destacamos algumas linhas de atuação da biblioteca interativa:

Atendimento a crianças, adolescentes e comunidade para consulta ao acervo; Mediação da aprendizagem por meio de diferentes linguagens;
Desenvolvimento de projetos que despertem o prazer da leitura e da interação com o livro;
Promoção do acesso à rede de informação; Promoção da cultura;
Integração com outros espaços de informação e produção cultural. As bibliotecas devem ser organismos vivos, em constante crescimento e em harmonia com as necessidades dos usuários. São espaços, abertos, disponíveis e comprometidos com a formação integral dos educandos, bem como, com o fortalecimento de ações de promoção da leitura e formação de leitores.