Projeto de Educomunicação ajuda no desenvolvimento de alunos do Marista Escola Social São José (SC)

30 de set

Um projeto de Educomunicação vem transformando a rotina das crianças e adolescentes do Marista Escola Social São José (SC). Estudantes de 7 a 13 anos participam do programa TVQ – Te Vejo na Quinta, no qual produzem e publicam vídeos em um canal na internet. Eles fazem a cobertura de eventos, criam programas, quadros e contam histórias da comunidade.

A Educomunicação é uma ferramenta utilizada para produzir conteúdos educativos que auxiliam as práticas desenvolvidas em sala de aula. Os estudantes têm a oportunidade de participar de um debate sobre os temas, criar seu roteiro e viver a experiência de uma reunião de pauta. “É possível notar um considerável avanço no que diz respeito à leitura e produção de texto dos alunos nas atividades em salas de aula”, conta o diretor da escola, Danuzio Brandelero.

As atividades são desenvolvidas em grupos, com rodas de conversa e criação. Depois, os jovens passam por etapas de planejamento, para chegar ao dia da gravação com tudo organizado. “Nós realizamos atividades com enfoque no desenvolvimento do pensamento crítico, nos temas da atualidade. É uma oportunidade para eles se apropriarem das suas histórias e da história da comunidade”, analisa Brandelero.

Cozinha também é lugar de aprender

Os estudantes desenvolvem de maneira colaborativa o roteiro das entrevistas e a criação dos quadros. Um dos favoritos do público é o TVQ – Te Vejo na Cozinha, em que eles podem realizar a atividade em família. “Nas atividades externas à sala de aula, eles têm a oportunidade de aprender e de estreitar os laços com os colaboradores, professores e com suas famílias”, reforça o diretor da escola.

Na preparação do TVQ – Te Vejo na Cozinha, eles estudam a receita e a história por trás daquele prato para só depois produzir o roteiro. Antônio Henrique dos Santos, de 11 anos, diz que esse é um dos seus quadros favoritos. “Podemos ir até algum colega, juntamente com nossos professores, para conhecer a família dele. A parte mais legal é poder entrevistar todo mundo da casa, pessoas de diferentes idades em um lugar só”, comenta.

Visão mais ampla do mundo

Já para Anderson Soares, de 17 anos, o projeto contribuiu para ele aprender a se comunicar melhor. “Eu entrei muito tímido no projeto, mas agora já consigo apresentar trabalhos na sala de aula e passei a conversar melhor com as pessoas”, comemora. Ele conta ainda que o TVQ também o proporcionou um pensamento mais amplo sobre a escola e o mundo. “Entrevistando as pessoas, passei a compreender que o nosso papel é de transformação no mundo. Devemos defender e lutar pelos nossos direitos”, opina.

Os vídeos dos alunos podem ser conferidos no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/CEMSaoJose

O Marista Escola Social São José beneficia crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. A instituição faz parte do Marista Escolas Sociais, que atende gratuitamente 7.500 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.