PUCPR é a melhor universidade do Paraná segundo ranking internacional

26 de mar

O Times Higher Education Emerging Economies University é um ranking internacional — entre os mais importantes do mundo no eixo da educação — que avalia as universidades de países com economia emergente. Neste ano, o resultado evidenciou mais uma vez a qualidade e o comprometimento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que foi destaque entre os concorrentes.

Ao todo, foram 52 instituições brasileiras, públicas ou privadas, listadas. A PUCPR, que faz parte do Grupo Marista, foi apontada como a melhor do Paraná pelo segundo ano consecutivo, sendo também a única universidade privada do estado a entrar para essa lista.

Considerando a colocação geral, com instituições de diversos países, a PUCPR se situa entre as 351-400 melhores do mundo.

O ranking é um projeto da revista Times Higher Education, que desenvolveu uma avaliação profunda do desempenho educacional das universidades, avaliando, em 2021, um total de 606 instituições.

Para isso, o processo se baseia em 13 indicadores de desempenho (que avaliam e medem as ações institucionais) do The World University Rankings, concentrados em 5 grandes áreas, que são pilares da educação superior:

– Teaching ou ensino: leva em consideração o ambiente de aprendizagem e o rendimento acadêmico;

– Research ou pesquisa: analisa volume, receita e reputação das pesquisas e projetos desenvolvidos;

– Citations ou citações: medem a influência e repercussão da pesquisa;

– International Outlook ou prestígio internacional: considera funcionários e alunos internacionais, bem como pesquisas que repercutem internacionalmente;

– Industry income ou renda da indústria: é a transferência de conhecimento, considerando o impacto que ele gera do meio acadêmico.

A PUCPR apresentou excelente desempenho no quesito pesquisa científica, um dos eixos fundamentais da academia. Isso evidencia as prioridades da instituição e, também, os investimentos em uma educação reflexiva e crítica, que todo o Grupo Marista promove aos seus alunos.

Junto disso, a PUCPR teve uma excelente colocação no quesito prestígio internacional, que reflete os investimentos na produção acadêmica, construção humana do conhecimento e excelência da abordagem, fazendo com que haja repercussão em diversos países.