PUCPR é a melhor universidade do Paraná

28 de fev

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi classificada como a melhor universidade do estado pelo Times Higher Education Emerging Economies University Rankings 2020. A avaliação considerou 46 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, e a PUCPR é a mais bem colocada entre as 7 instituições paranaenses qualificadas.

O ranking analisou 533 instituições de ensino superior em 47 países de economias emergentes. Nesta classificação, a PUCPR conquistou a posição 351-400 geral, enquanto as demais universidades paranaenses ficaram na posição 401-500/501+. Foram considerados dados de todos os estudantes e Campus da Universidade: Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

No ranking nacional, a PUCPR é a 13ª colocada geral, entre públicas e privadas. Destas últimas, apenas 7 instituições privadas do país conseguiram se classificar, sendo a PUCPR a única privada do Paraná.

Destaque em internacionalização

Além de ter conquistado a melhor colocação geral entre as instituições do Paraná, a PUCPR também ficou em lugar de destaque em internacionalização. A instituição é a 1ª colocada no estado nesta categoria.

Para este resultado, foram avaliadas questões como: a presença de estudantes de graduação, pós-graduação e professores de outros países na PUCPR; a produção científica da universidade em parceria com autores estrangeiros; além de citações da instituição em produções acadêmicas internacionais.

A excelente classificação reflete o esforço da PUCPR em internacionalização e no incentivo dado pela Universidade às pesquisas acadêmicas, por meio de diferentes iniciativas.

Ranking Universitário Times Higher Education

O Times Higher Education é um dos principais rankings universitários internacionais e leva em consideração fatores como ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional (proporção de estudantes e professores estrangeiros e colaboração internacional) e recurso vindo da indústria (inovação).