RMS inaugura reserva ecológica em Dourados (MS)

1 de abr

Hoje (1º), às 9h, o Centro Social Marista Dourados realiza o evento de inauguração da área de preservação ambiental Reserva Champagnat. Com mata nativa, em uma área verde de 1,2 hectare, e vasta biodiversidade de espécies da flora e da fauna brasileira, como os macacos-prego, a Reserva Champagnat tem como um dos principais atrativos a Trilha Ecológica Interpretativa para atividades socioambientais.

De acordo com Fabiana Nunes, coordenadora do projeto e educadora social do Centro Social Marista Dourados, a reserva é uma área de preservação que, ao mesmo tempo, será um espaço para educar as crianças, jovens e adultos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

“A trilha faz parte do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela unidade e busca aproximar o homem da natureza, potencializando a formação de cidadãos críticos que atuem em defesa de valores e hábitos de conservação dos recursos naturais, além de se tornarem multiplicadores e agentes de transformação socioambiental nos espaços em que estão inseridos”, explica.

A entrada na reserva é gratuita e, durante o percurso, o visitante terá a oportunidade de compreender, por meio da observação e de estudos práticos interligados aos métodos de aprendizagem, os recursos naturais e a biodiversidade da flora e da fauna brasileira presentes na Reserva.

O tempo médio destinado para percorrer a Trilha Ecológica Interpretativa é de 30 minutos. O espaço pode receber até 40 pessoas por dia, organizadas em dois grupos de 20 pessoas, ou quatro grupos de 10 pessoas, sempre acompanhadas pelo professor.

“Na primeira semana de abril todos os educandos do Centro Social irão conhecer a reserva. Depois, a trilha será aberta para visitação de alunos de escolas públicas e particulares. É só agendar a visita e será possível realizar atividades didáticas em contato com a natureza de maneira integrada e envolvente, por meio de múltiplas linguagens formais e não-formais de educação”, conta Fabiana.

Os agendamentos para visita à Reserva Champagnat podem ser feitos pessoalmente na unidade, situada na Rua Haiti, 280, Parque das Nações; pelo telefone (67) 3424-1311; ou pelo e-mail reservachampagnat.solmarista.org.br

Centro Social Marista Dourados

Desde 2007, a RMS mantém o Centro Social Marista Dourados, com atividades voltadas ao protagonismo infanto-juvenil. A unidade atende crianças e jovens, de 6 a 16 anos, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvendo projetos e oficinas socioeducativas, a partir de diferentes linguagens, entre elas, a Educação Ambiental.

Já para as famílias dos educandos e comunidade local, a unidade oferece o Serviço de Orientação Sociofamiliar e Socioeconomia Solidária, com foco no fortalecimento das relações sociais e familiares, além de fomentar alternativas para empreendimentos solidários e geração de renda.

Fique por dentro das novidades do Grupo Marista