Um novo La Valla – Convocatória do XXII Capítulo Geral

13 de set

Prezados amigos e amigas, Maristas de Champagnat;

 

Dia 8 de setembro de 2017 iniciará o XXII Capítulo Geral da Congregação dos Irmãos Maristas, na cidade de Rio Negro, perto de Medelín, na Colômbia. Terá a duração aproximada de dois meses.

O Capítulo Geral é uma assembleia representativa de todo o Instituto Marista. Exprime a participação de todos os Irmãos e leigos(as) na vida e na  missão do Instituto, assim como sua corresponsabilidade no governo.

O Capítulo Geral exerce a autoridade máxima extraordinária. O Superior-Geral convoca o Capítulo Geral Ordinário a cada oito anos. Tal assembleia é composta de membros de direito (provinciais e atuais membros de Conselho Geral) e de membros eleitos pelas Províncias e Distritos. O número total dos membros eleitos deve ser superior a 15 pessoas ao dos membros de direito. Algumas pessoas, Irmãos e leigos(as) participam do Capítulo como convidados especiais, sem direito a voto.

O Capítulo Geral tem as seguintes funções: eleger o Ir. Superior-Geral, o Ir. Vice-Geral e os membros do Conselho-Geral; tratar dos assuntos de maior importância que dizem respeito à natureza, ao fim e ao espírito do Instituto e de lhe promover a renovação e adaptação necessária para os novos tempos.

O primeiro Capítulo Geral do Instituto aconteceu em L’Hermitage, em 1839, diante da deterioração da saúde do Padre Champagnat. Na ocasião foi escolhido o Ir. Francisco como seu substituto. Todos os 21 Capítulos da história do Instituto, aconteceram na Casa Geral. O próximo, será o primeiro fora do desse espaço e acontecerá na Colômbia.

Você pode visualizar (anexa) a carta “UM NOVO LA VALLA” do Irmão Superior Geral, Irmão Emili Turú, em que convoca oficialmente o Capítulo Geral. A partir dessa data, 8 de setembro, diversas atividades serão desenvolvidas nas Províncias, em preparação a esse importante evento.

Convido você a ler e meditar a carta do Ir. Emili, a rezar pelos representantes da Província Brasil Centro Sul (o Irmão Provincial e mais um Irmão eleito) e a participar ativamente das atividades preparatórias propostas.

Continuemos alegres na esperança, pacientes nas dificuldades, perseverantes na oração e criativos na missão. (Cf. Rm 12,12).

Um abraço.

Ir. Joaquim Sperandio

Provincial