Campanha da Fraternidade de 2023 conscientiza sobre a fome

Tema já esteve presente em anos anteriores, mas o retorno do país ao Mapa da Fome fez com que seja necessário abordá-lo novamente

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu tema da Campanha da Fraternidade de 2023: o combate à fome. Alé disso, ela traz o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Nas próximas semanas, as Igrejas Católicas do país trabalharão a temática junto aos fiéis na esperança de que a desigualdade no acesso à alimentação seja diminuída.

Em 2022, o Brasil retornou ao Mapa da Fome, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dados indicam que 33,1 milhões de pessoas não têm garantias do que irão comer. Já a insegurança alimentar atinge mais de 58,7% da população em algum grau (leve, moderada ou grave).

A partir da década de 1990, houve um forte empenho do governo para que a fome deixasse de ser um dos mais graves problemas do país. Isso garantiu, em 2014, que o Brasil não figurasse mais no Mapa da Fome, mas a crise econômica e a pandemia de covid-19 interromperam os avanços nessa área. 

Solidariedade no foco da campanha

A Campanha da Fraternidade é uma ação proposta pela Igreja Católica Brasileira desde 1964. Anualmente, as congregações cristãs trabalham temas sociais importantes com o intuito de gerar solidariedade. Temas como saúde pública, juventude e moradia já estiveram presentes ao longo dos anos. A fome, inclusive, foi tema das campanhas de 1975 e 1985. 

A filantropia e a solidariedade são práticas do Grupo Marista. Elas estão presentes desde a criação do Instituto Marista, por São Marcelino Champagnat, que pregava a educação e a evangelização de crianças e adolescentes. Dessa maneira, a Campanha da Fraternidade está sempre alinhada com os propósitos do grupo.

Por isso, ações internas de conscientização dos colaboradores ocorrem nas frentes de atuação do Grupo Marista. E dentro das salas de aula, os educadores também podem pautar os conteúdos com base nos ensinamentos propostos pela campanha. Assim, a mensagem é reforçada, e a solidariedade é colocada em prática.

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