CMDI

Humanidade no ser.
Excelência em proteger.

Centro Marista de Defesa da Infância

O Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) atua, desde 2010, na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social.

Desenvolve campanha e assessoramento sobre o enfrentamento à violência sexual e outros temas referentes aos direitos humanos, como a participação infanto-juvenil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atua também no monitoramento de dados e do orçamento público do estado do Paraná.

Missão

Contribuir para o fortalecimento do sistema de garantias de direitos por meio de ações educativas, informativas e de incidência política, atuando de forma propositiva e articulada na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Projetos

Campanha Defenda-se

A Campanha Defenda-se promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável. As histórias apresentadas nos vídeos permitem que as crianças identifiquem situações de violência sexual no contexto familiar, escolar e em outros locais de convivência.

Desta forma, elas têm condições reais de agir preventivamente e quebrar o ciclo de violência, comunicando a violação a um adulto de confiança ou aos órgãos oficiais.

Monitoramento de Dados

CADÊ Paraná

O CADÊ Paraná é um projeto que facilita o acesso a dados e promove ações de incidência política com foco nos direitos de crianças e adolescentes do estado do Paraná.

Partindo da premissa de que a análise de informações é fundamental na transformação das condições de vida de meninos e meninas, a plataforma permite visualizar, medir e analisar dados oficiais dos 399 municípios do estado. O uso dessas informações favorece o mapeamento de agendas prioritárias para implementação de políticas públicas.

Monitoramento de Dados

Projeto OCA

Conhecer e acompanhar o orçamento público é uma importante estratégia para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Pensando nisso, foi criado o Projeto OCA, uma parceria entre o Centro Marista de Defesa da Infância e o Ministério Público do Paraná.

Juntas, as duas instituições desenvolveram uma metodologia que identifica quanto cada município paranaense destina e executa para políticas de atenção à infância e adolescência. Com a ferramenta, os governos municipais e a população podem acompanhar de perto se o orçamento vem sendo aplicado na garantia de direitos de meninas e meninos paranaenses.