A diversidade e a inclusão são elementos que têm conquistado cada vez mais protagonismo na sociedade. Consequentemente, isso causou impactos na cultura organizacional de empresas e instituições de todos os setores. A sigla D&I passou a ser um pilar estratégico.
Em grandes corporações, os resultados são mensuráveis, gerando ganhos em produtividade, criatividade e inovação. Empresas com conselhos de administração mais diversos em relação a gênero, por exemplo, têm 27% mais chances de apresentar desempenho superior. Empresas com diversidade étnica, por sua vez, contam com 13% mais chances de superar concorrentes.
Os resultados de performance, no entanto, não são a parte mais importante desta equação. A promoção da diversidade e inclusão no mercado de trabalho gera oportunidades, transformação social e materializa um futuro mais justo, equitativo e sustentável.
Além disso, proporciona ambientes mais saudáveis. Para 76% dos candidatos, a diversidade é considerado um fator positivo na hora de concorrer a uma vaga. Esse dado revela que profissionais não estão à procura somente de salários competitivos ou benefícios, mas também espaços de pertencimento, onde possam ser valorizados por quem são.
Como o Grupo Marista acolhe a diversidade e estimula a inclusão?
O Grupo Marista tem em seu DNA o respeito, a confiança e o acolhimento como princípios da missão. O posicionamento da instituição se pauta no objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas.
Como consequência, estimulamos a compreensão e combate a problemas como o racismo estrutural, o capacitismo, o etarismo e a discriminação de gênero. Por outro lado, buscamos promover soluções que visam a equidade racial e de gênero, a inclusão de pessoas com deficiência e a diversidade geracional.
O compromisso com D&I no Grupo Marista se expressa por meio de políticas que abrangem colaboradores, lideranças e clientes. Entre essas ações estão rodas de conversa, vagas de trabalho afirmativas, bolsas de estudo, programas de mentoria, além de ações de desenvolvimento de lideranças e valorização salarial.
A jornada de D&I do Grupo Marista
Embora ainda exista um longo caminho, o Grupo Marista tem dado passos importantes. Em 2022, foi criado o Programa de Diversidade & Inclusão. Em 2023, houve a criação de um grupo de trabalho que envolveu todas as Frentes de Missão.
No último ano, o tema tornou-se prioritário no Projeto ESG. Além disso, houve avanços nas estratégias, com a estruturação de ações dentro de quatro pilares: étnico-racial, inclusão de pessoas com deficiência, equidade de gênero e gerações. Também houve reforço em iniciativas de letramento e sensibilização de equipes e lideranças.
Conheça alguns resultados obtidos em 2024:
- 475 pessoas pretas e pardas contratadas;
- 21% da força de trabalho tem mais de 50 anos;
- 123 jovens aprendizes;
- 6,05 do quadro funcional é representado por pessoas com deficiência, superando a cota legal;
- 59,2% do quadro funcional é feminino;
- 49,2% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.