Em 18 de abril de 1999, o Papa João Paulo II declarava santo Marcelino Champagnat, o fundador da Missão Marista.
Na ocasião, milhares de pessoas se reuniram na praça São Pedro, no Vaticano, incluindo uma delegação de Irmãos Maristas brasileiros. Eles festejaram este marco tão importante para a história não apenas do Instituto Marista, mas de toda a Igreja Católica.
“A partir da canonização, Champagnat não pertence mais somente aos Irmãos. Agora, como santo, ele pertence à Igreja, ao Povo de Deus”, afirma o Irmão Afonso Levis, um dos irmãos presentes no Vaticano na ocasião da canonização.
Documentário: 25 anos da canonização de São Marcelino
Irmão Afonso é também um dos entrevistados no documentário realizado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) para marcar os 25 anos da canonização de São Marcelino Champagnat, celebrado em 2024. Junto a outros Irmãos do Brasil e do exterior, o documentário relembra o dia da canonização e fala sobre a importância deste acontecimento para a Missão Marista.
“Para os Irmãos e Maristas de Champagnat, é uma graça que nos confirma na vocação de consagrados no seguimento de Jesus, nas pegadas de Marcelino. Educando, evangelizando e protegendo as crianças e Jovens”, afirma Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.
Já para as pessoas leigas, e sobretudo os jovens, Ir., Benê explica que a canonização é “a justificação do amor e da admiração que sentem por Marcelino. E a confirmação de que, na vivência do Evangelho, em Champagnat, têm um modelo a imitar”.
Esse modelo a imitar é o que chamamos de Carisma de São Marcelino Champagnat. É um posicionamento que inspira e norteia a atuação do Grupo Marista até os dias atuais.
Quem é São Marcelino Champagnat?
Nascido em 1789 na França, Marcelino Champagnat, foi um padre francês visionário. Sua paixão pela educação e compaixão pelos jovens menos favorecidos o levou a fundar, em 1817, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Depois, a organização viria a se chamar Instituto Marista.
Convicto de que “para bem-educar as crianças, é necessário amá-las e amá-las a todas igualmente”, Champagnat dedicou sua vida a transformar a vida de jovens partindo do exemplo de Maria, mãe de Jesus. Assim, ele acreditava que a educação não só deveria transmitir conhecimento, mas também fomentar valores como solidariedade, respeito mútuo e senso de responsabilidade comunitária.
Hoje, os Irmãos Maristas estão presentes em mais de 80 países. Eles exercem trabalhos não apenas em escolas, mas também em uma variedade de Frentes de Missão que visam apoiar jovens e suas comunidades. Entre elas está, por exemplo, o Grupo Marista. A partir da PUCPR, FTD Educação, Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) e Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, nós trabalhamos para gerar impacto positivo na vida das pessoas, seguindo o carisma de Champagnat.