Carreira em W: o que é, vantagens e como implementar

carreira em w
Novo modelo de carreira permite mais autonomia aos profissionais e traz vantagens tanto para eles quanto para as empresas

Atrair e reter os melhores talentos do mercado é um dos maiores desafios das empresas. Apostar no desenvolvimento e na qualidade de vida dos colaboradores tem sido uma das estratégias mais eficazes para atingir esse objetivo. Nesse sentido, a possibilidade de uma carreira em W pode ser bem atrativa para muitas pessoas.

Esse modelo rompe com a linearidade da jornada dentro de uma empresa. Se antes era comum o colaborador subir degrau por degrau dentro do mercado de trabalho, e numa única direção, agora é possível tomar novos rumos mesmo com avanços profissionais.

Junto ao modelo em Y, a carreira em W dá mais autonomia para que as pessoas atuem em diferentes frentes. Assim, elas acabam entregando melhores resultados e se sentindo mais valorizadas dentro da companhia. Além disso, contribuiu para que os colaboradores se tornem mais resilientes, porque eles conseguem explorar todos os seus talentos.

Mas, afinal, o que é a carreira em W?

A carreira linear é aquela mais conhecida de todos. Ou seja, as pessoas seguem um mesmo roteiro, que pode começar pelo estágio e depois ir galgando novas posições, como assistente, analista, supervisor, diretor, etc.

Além deste modelo, existe a carreira em Y, que permite que o profissional escolha o caminho a seguir dentro da empresa. Isto é, ele pode tanto se especializar em sua área técnica quanto assumir cargos de gestão.

Por outro lado, a carreira em W une o melhor dos dois mundos propostos pela Y. Afinal, há a possibilidade de assumir um papel de gestão e continuar exercendo funções técnicas, mesmo em projetos separados. Assim, o profissional consegue integrar os perfis operacional e gerencial em uma só carreira. 

As vantagens desse modelo de carreira

Ao romper com os modelos tradicionais do mercado de trabalho, a carreira em W traz inúmeras vantagens tanto para os colaboradores quanto para as empresas. No âmbito pessoal, é possível assumir novos desafios sem deixar de lado a parte técnica de sua formação. Para quem nunca pensou em assumir cargos de gestão, essa pode ser uma boa experiência.

Assim, o profissional sente que tem suas competências valorizadas dentro da companhia. Com isso, ele pode entregar melhores resultados e atuar muito mais engajado com os valores da empresa. Afinal, ele consegue ser multitarefas em um local que valoriza esse perfil.

Já para as empresas, a carreira em W permite que sejam formados times multidisciplinares. Dessa maneira, as equipes são capazes de ter uma visão mais ampla sobre as demandas organizacionais. Isso tende a gerar resultados acima do esperado. Além disso, o modelo possibilita que colaboradores internos assumam novas responsabilidades, sem a necessidade de abandonar suas tarefas ou de fazer novas contratações.

Como implementar um modelo de carreira em W?

Vale destacar que nem todo profissional procura a carreira em W. Por isso, é importante mapear quem são aqueles com o perfil adequado a esse modelo. Ainda assim, a empresa pode estimular o formato com ações que valorizem a autogestão, por exemplo. Esse pode ser o início de uma virada na vida profissional do colaborador.

Além disso, as empresas podem criar programas de desenvolvimento para esse modelo de carreira. Esse treinamento deve abranger os aspectos técnicos e comportamentais que uma posição dessas exige. Afinal, tanto as hard skills quanto as soft skills serão necessárias para o profissional desenvolver sua carreira em W.Por fim, é importante que a empresa também tenha um programa de feedbacks. Com eles, é possível alinhar expectativas e responsabilidades junto aos colaboradores. Porém, é fundamental que essa seja uma via de mão dupla, ou seja, os profissionais também podem fazer suas pontuações sobre o rumo de sua jornada dentro da empresa.

Compartilhar este post

Mais Postagens