O Grupo Marista é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e beneficente. Seu compromisso com a sociedade é praticado por meio da atuação em educação, saúde e assistência social. Essa natureza é reconhecida e reforçada pelo CEBAS, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.
O CEBAS é um certificado concedido pelo governo federal a instituições sem fins lucrativos que atuam nas três áreas relacionadas. Esta documentação, além de um reconhecimento formal de sua beneficência, garante imunidade de contribuições sociais (como cota patronal do INSS) para as entidades. Dessa forma, possibilita que os recursos sejam reinvestidos em bolsas de estudo, atendimentos hospitalares gratuitos, projetos sociais e iniciativas voltadas a quem mais precisa.
Ou seja, a certificação permite que parte da capacidade operacional do Grupo Marista seja destinada gratuitamente à população, o que sustenta a missão Marista e reforça o nosso papel institucional filantrópico.
Para a manutenção deste certificado, é exigida a comprovação de gratuidade e de serviços oferecidos à comunidade. Em 2024, o Grupo Marista ofertou 5.292 Bolsas de Estudo com adesão ao PROUNI na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na Saúde, 80% dos atendimentos dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat foram destinados aos SUS. E, por fim, na Assistência Social, mais de 7,3 mil pessoas passaram por formações na defesa e proteção das infâncias.
Filantropia
A filantropia está alinhada aos princípios defendidos por São Marcelino Champagnat, fundador da missão marista. Ele defendia a caridade e a solidariedade, sobretudo o cuidado com os mais necessitados.
A ação filantrópica no Brasil tem raízes históricas ligadas às organizações religiosas e à sociedade civil, que foram pioneiras nessa prática. Hoje, a filantropia abrange tanto indivíduos quanto organizações não governamentais (ONGs) e instituições sem fins lucrativos. Todas investem tempo, recursos financeiros e esforços em projetos sociais voltados para o desenvolvimento humano e comunitário.
Segundo dados do FONIF (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas), a cada R$ 1 real de imunidade tributária concedida às instituições filantrópicas, estas retornam R$ 9,79 em benefícios à sociedade.