Outubro é um momento simbólico para nossa instituição. O mês marca o Dia das Crianças e também o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Esse é um dos títulos de Maria, mãe de Jesus, que foi grande inspiração para São Marcelino Champagnat fundar a nossa Missão.
Assim, inspirado pelo carisma de Champagnat, o mês de outubro se torna um convite não apenas para celebrar. Somos convidados também a engajar todos e todas em um compromisso inadiável com as infâncias e adolescências.
![Festa do Brincar - Centro Marista de Defesa das Infâncias](https://midia-wp-kinsta-grupomarista.s3.sa-east-1.amazonaws.com/grupo-marista-2022/wp-content/uploads/2024/09/27164143/imagens-para-o-blog-1024x576.png)
Práticas de promoção e proteção das infâncias
O Centro Marista de Defesa da Infância é uma instituição do Grupo Marista que, desde 2010, atua na proteção e defesa de crianças e adolescentes. Ao trabalhar com a sociedade, conectamos vidas e organizações para que os direitos da infância não sejam apenas reconhecidos, mas ativamente respeitados e promovidos.
Conheça alguns dos mais recentes lançamentos do CMDI para compartilhar com sua rede de proteção de acordo com alguns temas centrais e urgentes para a proteção das infâncias.
O tema é: saúde mental
O informe temático “Saúde mental e os direitos de crianças e adolescentes”, lançado no último setembro amarelo, apresenta um panorama das políticas públicas no Brasil. Assim, ele destaca a Política Nacional de Saúde Mental, seu financiamento e dados sobre atendimento, promoção e prevenção, entre 2019 e 2023.
A publicação também apresenta um cenário estadual, com dados e ações sobre saúde mental definidas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (2012-2023). Conta, ainda, com observações do cotidiano a partir de entrevista com profissionais do Sistema de Garantia de Direitos sobre desafios e oportunidades de melhoria dos serviços de atendimento, por exemplo.
>> Clique aqui e confira o informe temático “Saúde mental e os direitos de crianças e adolescentes”.
O tema é: prevenção à violência
O jogo “Festa do Brincar” é voltado para crianças de 6 a 10 anos, e foi desenvolvido em parceria com a FTD Educação. Ele tem como objetivo apresentar temas como sentimentos, relações de respeito, bem como estratégias de prevenção à violência sexual, de forma amigável e lúdica. Os jogadores podem escolher entre os personagens Bia ou Santiago, com os apelidos de Amora e Vagalume, e explorar diversos ambientes escolares em um dia especial de festa.
“O jogo foi pensado para ser uma forma leve de gerar diálogos importantes entre crianças e adultos de confiança, seja no ambiente familiar, escolar ou outros espaços de convívio das crianças”, explica Rafael Teixeira, analista de comunicação do CMDI.
>> Clique aqui e confira o jogo gratuito e online “Festa do Brincar”
O tema é: orçamento público
Conhecer e acompanhar o orçamento público é uma importante estratégia para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Assim, com o adequado monitoramento, é possível analisar se o princípio da prioridade absoluta a esta população é assegurado na gestão dos recursos públicos.
Pensando nisso, o Centro Marista de Defesa da Infância e o Ministério Público do Paraná desenvolveram uma metodologia que identifica quanto cada município paranaense destina e executa para políticas de atenção à infância e adolescência.
Os dados são disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Essas informações orçamentárias ficam disponíveis ao público no painel OCA Municipal – Orçamento Criança e Adolescente – hospedado na plataforma CADÊ Paraná.