Centro de Excelência em Inteligência Artificial: como funciona? 

Saiba como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CoE) do Grupo Marista promove o uso ético, seguro e estratégico da IA para transformar a educação, a saúde e a gestão institucional.

A Inteligência Artificial (IA) está transformando as operações do Grupo Marista. Cada vez mais presente no dia a dia da instituição, a tecnologia é usada para aprimorar processos, otimizar recursos e potencializar o trabalho humano.

Entretanto, adotar IA de forma eficaz exige responsabilidade. Por isso, ética, governança e segurança são fundamentais para garantir que as aplicações tecnológicas estejam em sintonia com os valores institucionais. Nesse cenário, surge o Centro de Excelência (CoE) em Inteligência Artificial, um hub estratégico criado para orientar o uso responsável da IA no Grupo Marista.

O que é o Centro de Excelência em Inteligência Artificial?

Criado em 2023, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial do Grupo Marista foi criado para acelerar a adoção de soluções tecnológicas impulsionadas pela IA, promovendo a inovação e aprimorando processos em nossas Frentes de Missão.

O CoE é composto por uma equipe multidisciplinar, envolvendo as áreas de Segurança da Informação, Infraestrutura, Jurídico, Recursos Humanos, bem como Negócios. Seu objetivo é mapear e maximizar os benefícios da IA dentro da instituição, garantindo segurança, padronização, bem como a aderência às regulamentações legais.

Além disso, o CoE funciona como uma consultoria interna, apoiando todas as áreas interessadas em integrar a IA às suas rotinas. O time também é responsável por desenvolver diretrizes éticas e operacionais, assegurando que a IA seja usada com transparência e responsabilidade.

Principais funções do CoE em Inteligência Artificial

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial é responsável por:

– Definir princípios e diretrizes para o uso da IA, alinhados à identidade Marista.

– Pesquisar e avaliar modelos de IA do mercado, como Gemini (Google), GPT, Claude e Llama, por exemplo, para identificar as melhores aplicações para a instituição.

– Desenvolver soluções internas baseadas em IA, como o assistente “Mari”, que facilita autoatendimentos e consultas sobre políticas internas.

– Garantir governança e segurança no uso da IA, estabelecendo regras e proteções contra riscos tecnológicos.

– Atuar como hub de inovação, conectando diferentes áreas para explorar novas possibilidades com IA.

Aplicações práticas da IA no Grupo Marista

A inteligência artificial já está sendo aplicada em diversas frentes do Grupo Marista, trazendo benefícios concretos para todas as Frentes de Missão.

– Na PUCPR, por exemplo, a IA impulsiona o Life Long Learning, um programa de aprendizado contínuo com foco na área da saúde, desenvolvido com suporte de IA e parcerias com o Google.

>> Conheça o Carreira Médica, nova plataforma de educação continuada da PUCPR

– Na FTD Educação, a plataforma Iônica evoluiu com agentes de IA, auxiliando professores na montagem de conteúdos, correção de exercícios e dinâmicas de aula, por exemplo.

– Nos hospitais do Grupo Marista, a IA é utilizada para monitoramento de sinais vitais, tomografia assistida e otimização de prontuários eletrônicos, melhorando a segurança e eficiência no atendimento.

>> Agilidade e humanização: confira o impacto da Inteligência Artificial nos hospitais do Grupo Marista

O futuro da IA no Grupo Marista

De acordo com Silvio Roberto Xavier de Mendonça, diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo Marista, a tecnologia deixou de ser apenas um suporte operacional e passou a ser fundamental para decisões estratégicas. Ele destaca:

“Essa onda de IA não é mais uma marolinha, é uma onda gigante. Se não aprendermos a surfar, vamos nos afogar. E nosso papel é potencializar as pessoas com o melhor da tecnologia.”

Assim, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial reforça que é possível unir tecnologia de ponta com responsabilidade institucional. Ao guiar a transformação digital com ética, o Grupo Marista garante que a IA seja uma aliada no aprimoramento dos processos e na promoção dos seus valores.

Compartilhar este post

Mais Postagens