Em 20 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Filantropia. Esta é uma data para valorizar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por instituições filantrópicas de todo o país. O Grupo Marista, inclusive, é uma delas, investindo tempo, recursos e projetos para promover o desenvolvimento social.
A data foi instituída por meio da Lei nº 13.925/2019, a fim de reconhecer a relevância histórica e social da filantropia no atendimento a populações em situação de vulnerabilidade no país. Historicamente, a ação esteve ligada à caridade e à solidariedade. Hoje, se materializa em ações de pessoas e instituições que garantem a dignidade e fortalecem a coesão social.
Filantropia no Grupo Marista
A filantropia faz parte da origem da missão Marista e permanece na essência de nossa atuação institucional. Além disso, o Grupo Marista é reconhecido oficialmente como instituição filantrópica, sem fins lucrativos e beneficente via Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). É a partir desta certificação que fortalecemos nossa contribuição com a sociedade nas áreas do ensino superior, da saúde e da assistência social.
As ações filantrópicas estão presentes em diversas frentes:
- Educação Superior: são concedidas bolsas de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Entre 2020 e 2024, 22.675 estudantes ingressaram no ensino superior com bolsas sociais. A PUCPR oferta bolsas integrais e parciais, respeitando, anualmente, a proporção mínima exigida por lei — uma bolsa integral para cada cinco estudantes pagantes.
- Saúde: os hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru realizam atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, 80% dos atendimentos, somados os dois hospitais, foram realizados via SUS. O Cajuru, por sua vez, é uma unidade 100% filantrópica e direciona todos os seus serviços ao SUS. Nos últimos cinco anos, realizou mais de 619 mil procedimentos ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência.
- Assistência Social: o Grupo promove formações na defesa de direitos da infância e adolescência por meio do Centro Marista de Defesa da Infância. Entre 2020 e 2024, 21.864 participantes foram impactados.
Para saber mais sobre a atuação filantrópica do grupo, acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade.