No dicionário, filantropia significa amor pela humanidade. No entanto, a palavra de origem grega tem um sentido mais amplo na prática. De um modo geral, filantropia é toda iniciativa particular pelo bem público, sem a intenção de obter algum benefício ou ganho.
O conceito está na essência da missão Marista. Afinal, Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista com o objetivo de oferecer educação — religiosa e acadêmica — a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, a filantropia segue como base da atuação institucional do Grupo Marista e de suas Frentes de Missão. Somos, por definição, uma entidade sem fins lucrativos e beneficente. É isso que garante que nossos recursos, estruturas e competências estejam a serviço dos mais vulneráveis.
A filantropia está presente em cada projeto e serviço que realizamos: na promoção de cidadãos éticos e críticos, no cuidado integral na saúde, no desenvolvimento de soluções educacionais e na defesa das infâncias. É essa base que permite que a missão Marista siga viva e sólida, mesmo mais de dois séculos depois de iniciada.
A transformação na Educação e na Saúde
Na PUCPR, a filantropia abre portas para o ensino superior de qualidade. Em 2024, dos mais de 43 mil estudantes que fizeram parte da universidade, 5,2 mil eram bolsistas em programas de acesso e permanência.
Além do Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciativas como o vestibular Vila Torres e o processo seletivo para pessoas negras e pardas, por exemplo, ampliam o alcance do ensino superior de qualidade. Além disso, a PUCPR também conta com um processo seletivo para refugiados. Os Câmpus Curitiba, Londrina e Toledo abriram 19 vagas com bolsas integrais. Mais do que a gratuidade, a PUCPR assume papel importante no desenvolvimento social, seja no apoio a políticas públicas de ensino ou na produção de conhecimento científico.
Na área da Saúde, a missão se traduz em cuidado acessível e humanizado. Os hospitais filantrópicos Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat realizaram juntos 118 mil atendimentos assistenciais, com 80% de dedicação ao SUS, em 2024. Essa capacidade é mantida por investimentos em tecnologia e infraestrutura. Com isso, é desenvolvido um atendimento que alia excelência e acolhimento.
Filantropia é impacto social
A filantropia no Grupo Marista é muito mais do que simples caridade. Para nós, o objetivo está em criar transformações duradouras na sociedade. Isso se concretiza também no Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI). A Frente de Missão atua, ao mesmo tempo, na defesa e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da informação, do fortalecimento de políticas públicas e da articulação da rede de defesa.
Em 2024, o CMDI contribuiu com a formação de mais de 7,3 mil pessoas para a defesa das infâncias, participou de 59 reuniões em espaços de representação e articulação, e teve seus conteúdos informativos acessados mais de 1 milhão de vezes.
Em todas essas frentes, a filantropia é o que conecta propósito e resultados.