O que é centralidade no cliente para o Grupo Marista?

Jornada de Evolução Cultural mobiliza colaboradores para que o foco de todo produto, interação e serviço seja nas necessidades do cliente

Há mais de 200 anos, o Grupo Marista investe no desenvolvimento sustentável das comunidades em que está inserido. A partir desse legado de filantropia e um senso de preocupação com questões sociais atuais, continuamos a entregar resultados positivos em nossas Frentes de Missão — Educação Superior, FTD Educação, Saúde e Centro Marista de Defesa da Infância.

Ao longo dos anos de atuação, abraçamos soluções inovadoras e tecnológicas para cumprir nossa missão de forma mais eficientemente. Nesse contexto, nasce a Jornada da Evolução Cultural, que tem como objetivo tornar a comunicação entre nós e nossos colaboradores mais ágil e menos burocrática. Assim, conseguimos gerar impacto positivo na jornada do cliente através de três pilares: transformação digital, agilidade e centralidade no cliente.

Esse movimento implementa novas competências que inspiram mudanças comportamentais em prol das necessidades estratégicas da nossa Instituição. Como resultado dessa iniciativa, percebemos um impacto direto na experiência do cliente. 

Nesta sexta-feira (15), em que comemoramos o Dia do Cliente, apresentamos para você de que maneira colocamos o cliente no centro de nosso planejamento, estratégias e tomadas de decisão.

Centralidade no cliente se constrói passo a passo

Buscar opiniões de forma aberta e aprimorar serviços a partir das necessidades de quem os utiliza são alguns dos passos que alimentam nossa cultura de centralidade no cliente. Ou seja, procuramos antecipar as principais demandas e ouvir as vozes de nossos estudantes, pacientes e usuários. Desde o lançamento da Jornada da Evolução Cultural, lideramos projetos que otimizam a conexão com os clientes, para que avanços em nossos serviços de educação e de saúde sejam possíveis.

Nesse sentido, um exemplo é o Hospital Marcelino Champagnat, gerenciado pelo Grupo Marista, onde foi implementado um projeto de mapeamento da Jornada Ideal do Paciente nos serviços do Pronto-Atendimento (PA), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Procedimento Eletivo, tanto de pacientes Covid-19 quanto de atendimento geral. Nesse caso, o projeto buscou identificar pontos de melhoria, propor soluções e criar alternativas em parceria com o time do Hospital, em prol de uma Cultura de Centralidade no Paciente

Na área de educação, destaca-se o uso da plataforma iônica. Esse é o ambiente digital da FTD Educação que oferece recursos educacionais e conecta estudantes, pais, professores e gestores. A ferramenta encoraja o desenvolvimento de metodologias pedagógicas adaptativas, focadas nas necessidades particulares de cada estudante. 

Quer saber sobre mais iniciativas que colocam você em primeiro lugar? Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2022 do Grupo Marista.

Humano, simples e conectado

À esquerda, tela de computador com a página da Jornada de Evolução Cultural do Grupo Marista aberta. À direita, celular com a página aberta em fundo cinza.
Jornada de Evolução Cultural mobiliza colaboradores para que o foco de todo produto, interação e serviço seja nas necessidades do cliente.

O movimento #Sou+Cliente, parte da Jornada de Evolução Cultural, promove relacionamentos mais humanos, simples e conectados. O portal é uma ação do Grupo Marista para aprimorar a comunicação interna entre colaboradores, em vista da melhoria contínua da experiência do cliente.

Pelo portal #Sou+Cliente é possível ter acesso a uma série de ações de centralidade no cliente, como cases de sucesso, templates exclusivos e glossários. Também estão disponíveis formações sobre boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, pilares fundamentais aqui, no Grupo Marista.

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