Por que é importante praticar a filantropia?

filantropia
Ações sociais beneficiam população e geram credibilidade às empresas

No dicionário, “filantropia” é definida como “profundo amor à humanidade”, “desprendimento”, “generosidade para com outrem” ou “caridade”. Esses termos, bonitos na teoria, ganham um significado mais profundo quando colocados em prática. Filantropia é muito mais do que o exercício de boas ações e é uma questão que pode ser considerada essencial às empresas. 

Como parte integrante da sociedade, as companhias e organizações privadas influenciam diversos aspectos, como a organização social e a economia. Ao pensar nesse impacto, também é preciso que elas levem em consideração as ações sociais em prol das causas que apoiam. 

Chamamos de filantropia corporativa ações sociais positivas praticadas por empresas. A expressão está muito relacionada com outro termo popular, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), usada para definir como as empresas pensam e agem em torno das questões sociais. Nesse sentido, a filantropia pode ser entendida como colocar em ação a responsabilidade social mantida pela empresa.

Existem inúmeros caminhos para que as empresas se posicionem como instituições filantrópicas. Além de promover programas sociais próprios, com a criação de institutos ou divisões internas, é possível promover ações voluntárias dentro ou fora da organização ou mesmo financiar ou patrocinar projetos filantrópicos externos. Normalmente, as ações filantrópicas estão alinhadas com os princípios e a missão da empresa. 

Importância da filantropia

Em um país como o Brasil, que sofre com problemas sociais estruturais, como desigualdade de renda e falta de acesso à serviços básicos em educação e saúde, ações filantrópicas acabam por suprir necessidades não atendidas da população.

As empresas, por outro lado, também se beneficiam com a prática filantrópica. Externamente, cresce a confiabilidade e a credibilidade percebidas pela comunidade em torno dela. Internamente, a filantropia é uma boa forma de motivar e engajar colaboradores, clientes e stakeholders, os unindo em torno de uma causa em comum.

Terceiro setor

Um equívoco comum é acreditar que apenas Organizações do Terceiro Setor – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entidade beneficente, institutos e fundações – são responsáveis por ações filantrópicas. Elas podem e devem ser praticadas por todos os tipos de organizações.

No entanto, existe a possibilidade de que empresas privadas optem por prestar apoio ou patrocínio a instituições  sem fins lucrativos também como forma de praticar a filantropia. Dessa forma, ambas se unem em torno de uma visão e mudança social que compartilham.

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