PUCPR completa 65 anos de história

65 anos da PUCPR

Hoje, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) completa 65 anos de história dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão. E neste ano, as comemorações ganharam um brilho ainda mais especial ao coincidir com o centenário do artista paranaense Poty Lazzarotto. Um mestre das artes visuais, Poty deixou um legado inestimável através de suas obras que exaltam a cultura e a história do Paraná. 

O Câmpus Curitiba da PUCPR é lar de duas importantes obras do artista: O Mural do Conhecimento e a Evolução da Comunicação. Essas obras não servem apenas para decorar o ambiente, mas também inspiram alunos, professores e colaboradores, unindo arte e conhecimento, que caracteriza a missão da Universidade. Através do legado e do ambiente enriquecido pela presença de obras de arte como as de Poty Lazzarotto, a PUCPR continua a transformar histórias e moldar o futuro.


Missão que transforma histórias

Em 65 anos de história, a PUCPR mantém firme o seu compromisso de transformar a sociedade por meio da educação de qualidade. Com eixos estratégicos e multifacetados como inovação, internacionalização, interdisciplinaridade, pesquisa científica e empreendedorismo, a instituição se mantém referência no campo educacional. 

Com a finalidade de impulsionar a inovação, foi criada a Hotmilk como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Ela fomenta o desenvolvimento científico e tecnológico a partir de pesquisas, parcerias e projetos com diversas organizações e a sociedade. Em 2022, por exemplo, a Hotmilk atuou com 23 projetos de Consultoria e Inovação Aberta, que geraram uma renda bruta de um milhão e meio de reais. Neste ano foram mais de 1,4 mil startups pré-inscritas.

Da mesma forma, o Centro de Realidade Estendida da PUCPR, pioneiro em instituições de ensino superior no Brasil, é reflexo do compromisso com a educação modernizada. Afinal, ao integrar tecnologia de realidade virtual às práticas de ensino, o Centro contribui para uma formação integral e dinâmica. Com mais de três mil metros quadrados, ele permite a prática de experimentação em diversas áreas de estudo, preparando os estudantes para os novos desafios atuais.

Centro de Realidade Estendida PUCPR.


Além disso, a Instituição também é destaque pela sua produção científica qualificada. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2022, seis programas de Pós-graduação têm nota 6 pela CAPES, demonstrando a qualidade da produção científica e do corpo docente, em que mais de 200 professores se dedicam à pesquisa. Mantendo a ciência como um dos seus pilares principais, a PUCPR estimula o desenvolvimento de áreas como saúde, tecnologia e educação. Desse modo, colabora com descobertas e soluções que beneficiam toda a sociedade.

Com mais de 6 décadas de história, a Instituição continua se reinventando e evoluindo, buscando a formação integral de profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos em fazer uma sociedade melhor. A evolução cultural da PUCPR impulsiona essa trajetória, por meio do Novo Modelo Organizacional, construído em colaboração com a comunidade acadêmica. A partir dele a Instituição garante sua excelência e o alinhamento e disseminação dos valores Marista.



Programação de aniversário

Em comemoração aos 65 anos de trajetória, a PUCPR tem uma programação especial de aniversário. Entre elas a concessão de título de reitor emérito ao Professor Waldemiro Gremski. A nomeação é concedida a ex-reitores da instituição que tenham se destacado na gestão universitária e contribuído para a disseminar a missão.

Formado na Instituição no curso de História Natural em 1969, o professor Waldemiro Gremski retornou para a instituição no ano de 2002. Logo após, foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Foi também Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades do Brasil (Crub). Na PUCPR, foi nomeado reitor em 2014, onde por oito anos exerceu o cargo com excelência e dedicação.


Além disso, está programada a Cerimônia de Plantio da Oliveira Simbólica, com o Ir. Rogério Renato Mateucci, atual reitor da PUCPR, e será transmitida ao vivo para os campi fora de sede. O evento terá lugar na Alameda dos Reitores, na Praça Cívica do Câmpus Curitiba. O local foi criado para celebrar o aniversário de 60 anos da PUCPR, marcando o plantio de uma oliveira em homenagem para cada reitor

O Ir. Rogério possui Mestrado e Doutorado em Administração, Liderança e Políticas de Educação pela Fordham University (Nova Iorque), e desempenhou papeis-chave na instituição, desde diretor da Identidade Institucional até Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão, promovendo a formação da comunidade acadêmica juntamente com os valores Marista e missão da universidade.

Acesso o site e saiba mais sobre a programação de aniversário da PUCPR!

Compartilhar este post

Mais Postagens