Global Game Jam promove maratona de criação de jogos

PUCPR sedia evento mundial de desenvolvimento de jogos gratuito e aberto à comunidade em geral – que, em 2022, vai ocorrer em formato híbrido

Que os jogos são ótimas ferramentas para desenvolver habilidades motoras e cognitivas, ninguém tem dúvidas, sejam eles eletrônicos ou analógicos. Isso porque os games envolvem estratégia, colaboração, pensamento rápido, estimulam o senso de equipe e ensinam sobre vencer e perder, que faz parte do jogo.

Sem falar, claro, que são divertidos e ótimas opções para fazer amizades. Por isso, quem gosta de jogos ou gincanas tem uma ótima oportunidade de aproveitar um evento cheio de novidades: a 13ª edição da maratona de criação de jogos Global Game Jam Curitiba – #ggjcwb22.

Este ano, por conta da pandemia, o formato também é especial e bastante – mas não menos interativo: vai ser híbrido, com opção para quem quer ver remota (sendo transmitido pelo YouTube, Discord e Twitch) ou presencialmente, ocorrendo entre os dias 25 e 30 de janeiro.

Promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), instituição do Grupo Marista que oferta uma formação superior em jogos digitais e o sedia desde 2010 – vale apontar que o evento é gratuito e aberto a desenvolvedores em geral.

O objetivo é que os participantes desenvolvam jogos digitais, de realidade virtual ou aumentada, podendo ainda ser jogos analógicos, de tabuleiro, escape rooms, de RPG ou uma infinidade de outras possibilidades – a regra é ser criativo e soltar a imaginação.

A programação conta com palestras, workshops, encontros e momentos de interação para que o evento seja realmente um grande aprendizado aos participantes, e que junto disso ótimas ideias sejam plantadas para o futuro.

As inscrições puderam ser feitas até o último dia 24 de janeiro. Já no dia 25, o evento começa com uma recepção aos inscritos e até o dia 27, palestras e um aquecimento ajudam a preparar os candidatos para a competição.

No dia 28 começa, de fato, a maratona – serão 48 horas de criatividade e muito trabalho para as equipes.  E no último dia de evento, 30, os grandes vencedores serão divulgados e reconhecidos.

O que é a Global Game Jam?

A Global Game Jam é um evento mundial, dedicado aos apaixonados e interessados em games. Reunindo pessoas de diversas localidades, são ministrados cursos, palestras e tutorias que aperfeiçoam, instigam e despertam talentos para o mundo do desenvolvimento de jogos.

Desde 2010, a PUCPR sedia a GGJ em Curitiba, sendo que em 2011 o evento chegou à marca de um dos maiores do mundo: com cerca de 20 jogos produzidos e mais de 120 participantes na PUCPR. Anos após ano, o evento cresceu e conquistou mais talentos – com isso, bateu novos recordes.

Em 2013, foram 250 participantes e 50 jogos produzidos, sendo oficialmente a maior sede do mundo da GGJ. Em 2014, o recorde foi novamente batido, chegando a 350 participantes e 70  jogos desenvolvidos. Em 2016, totalizou 550 participantes e mais de 100 jogos. A última edição, em 2019, teve 600 participantes e 100 jogos produzidos.

Este ano, os organizadores esperam bater novos recordes, sobretudo porque o evento conta com a opção do acesso híbrido às palestras. Nas PUCPR, são esperadas cerca de 600 participantes.

Para informações e links de acesso, os interessados podem acompanhar as redes sociais ou o portal da PUC sobre o evento.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades