Referência desde 1959, a PUCPR ajuda a moldar o futuro com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, sempre comprometida com a ética e a humanidade. Como parte do Grupo Marista, a Universidade segue firme no atendimento aos princípios de ESG, dedicada à transformação social e à sustentabilidade. Os resultados desses esforços estão compilados no Relatório de Sustentabilidade 2023.
>> Confira o Relatório de Sustentabilidade 2023 do Grupo Marista na íntegra
O documento detalha todas as iniciativas desenvolvidas ao longo do ano nas áreas social, ambiental e de governança, além do impacto promovido por elas. Confira os destaques no vídeo a seguir:
Adicionalmente, a Universidade foi agraciada com uma série de reconhecimentos globais importantes na educação. Ficou entre as melhores da América Latina no Times Higher Education World University Rankings, ao passo que no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2023 foi a melhor universidade privada do Paraná e uma das três melhores do Brasil. A PUCPR também venceu o prêmio Experience Awards 2023, destacando-se no segmento de Ensino Superior Presencial pela excelência no atendimento ao cliente.
Governança
Com o objetivo de se adaptar rapidamente aos desafios do nosso tempo, a PUCPR trabalha para fortalecer o modelo de governança com ações acolhedoras, ágeis e inovadoras. É uma jornada a longo prazo, apoiada por novas práticas e estruturas que aprimoram tomadas de decisão, priorizam a autogestão e a participação dos colaboradores.
Como instituição filantrópica, ela também busca ativamente recursos de diversas fontes. Essa captação desempenha papel fundamental no avanço acadêmico e na excelência institucional. Ela financia pesquisa e projetos de impacto social, mas também fortalece a infraestrutura acadêmica, o desenvolvimento de programas educacionais e a formação dos estudantes.
No total foram captados R$ 17,68 milhões em 2023, provenientes de 14 fontes diferentes, incluindo 7 órgãos de fomento internacionais e 7 órgãos nacionais.
Impacto social
Guiada pelos princípios Maristas, a PUCPR busca impactar vidas e comunidades. Assim, se destaca o comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre os quais a redução das desigualdades, a partir da inclusão e igualdade de oportunidades.
Nesta linha, a Universidade mantém programas de acolhimento e apoio à permanência de estudantes economicamente vulneráveis, campanhas de inclusão, capacitação, bem como ações afirmativas para promoção da diversidade.
O trabalho não é apenas interno. Existe, também, um olhar importante para a comunidade. Ações específicas voltadas a atender as necessidades da comunidade envolvem iniciativas que colaboram para melhorar a qualidade de vida, assim como oferecer novas oportunidades. Só no ano passado, o trabalho atendeu mais de 1.300 pessoas com atividades que abrangem geração de renda, empreendedorismo, arte, cultura e evangelização, por exemplo.
Ambiental
A PUCPR avança a cada ano em ações focadas na redução do seu impacto ambiental e dessa maneira se mantém alinhada aos princípios Maristas e de ESG.
Entre as principais ações neste sentido está a parceria com a cooperativa Recicapanema, formada por moradores da Vila Torres. A iniciativa beneficia diretamente 15 famílias por meio da geração de renda, além de promover a economia circular e a preservação ambiental. Assim, em 2023 o projeto encaminhou mais de 39 toneladas de resíduos recicláveis para a cooperativa e recebeu o Selo Sesi ODS, um reconhecimento de boas práticas em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Outras importantes ações implementadas visaram diminuir a produção de lixo. Aqui, aparece a criação da Comissão de Resíduos no Câmpus de Curitiba e a realização de campanhas dedicadas a promover desperdício zero em alimentação e redução do uso de descartáveis. Como resultado, mais de 290 toneladas de resíduos, entre o total de 410 toneladas geradas, deixaram de ser destinadas ao aterramento, sendo encaminhadas para reciclagem, reuso e compostagem.
Em paralelo, a PUCPR atuou a fim de garantir gestão adequada e inteligente de recursos. Isso envolve priorizar fontes limpas e renováveis, reduzir o consumo e melhorar a eficiência energética, por exemplo. Em números, os esforços empreendidos resultaram em 95% de utilização de energia proveniente de fontes renováveis, contra 89% em 2022.
Ademais, a instituição ainda se tornou Universidade Azul, comprometida com a eliminação gradual do uso de água engarrafada em embalagens plásticas e o aprimoramento da gestão de águas residuais. O título foi concedido durante o Fórum da Água dos Povos.