Grupo Marista realiza semana dedicada à segurança do trabalho

semana segurança do trabalho Grupo Marista
Colaboradores assistiram às palestras, participaram de jogos e concorreram a brindes

Ao longo deste mês, a campanha Abril Verde traz a importância da conscientização sobre medidas de segurança no trabalho. No Grupo Marista, este também é o mês em que é realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A edição 2023 começou no dia 10 e terminou nesta sexta, dia 14.

Desta vez, os eventos que fazem parte da programação da SIPAT foram realizados de forma itinerante e passaram por diversos locais do Câmpus Curitiba da PUCPR. A ideia foi conquistar a participação do maior número possível de colaboradores. Além de temas já trabalhados em anos anteriores, como segurança do trabalho e programas de qualidade de vida, assuntos como violência e assédio sexual e moral foram abordados nesta edição.

Com duração média de duas horas, as palestras foram ministradas pela especialista em Saúde Corporativa Luciana Aparecida de Souza Augusto, que tratou do Bem-Estar Marista (Programa de Qualidade de Vida); pela advogada da Procuradoria Jurídica, Kelly Kim Simão, sobre violências, assédios e responsabilidades jurídicas; e pelo assessor do Ministério Público do Trabalho, Dr. Wlademir Filho, sobre assédios no ambiente de trabalho. 

“A Semana Interna de Prevenção de Trabalho é pensada no sentido de levar ao colaborador o conhecimento dos riscos ocupacionais aquele está exposto, bem como a questões relacionadas ao assédio possivelmente ocorrido no ambiente de trabalho”, explica Carlos Eduardo Lunelli, professor da PUCPR e vice-presidente da CIPA Câmpus Curitiba.

Ainda foram desenvolvidas diversas atividades, como jogos educativos sobre segurança, trazendo conceitos de maneira lúdica, e sorteio de brindes, arrecadados por meio de um esforço conjunto com doações de diversas áreas da organização.

A segurança do trabalho deve estar presente em todas as empresas, não apenas pela lei, mas para prevenir acidentes e manter a qualidade de vida do colaborador. Então, durante o ano, as empresas fazem treinamentos, palestras e pequenas ações para manter os colaboradores conscientes.”, diz Érica Zagonel, técnica em segurança do trabalho do Câmpus Curitiba.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades