Novos voluntários são acolhidos nos hospitais do Grupo Marista

Programa de voluntariado reúne 338 pessoas na busca por fazer o bem

A última semana foi marcada por um momento importante nos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. Os primeiros voluntários do ano foram acolhidos no último sábado (18) e já passaram a fazer parte das atividades diárias das duas instituições.

No dia da acolhida, os novos voluntários foram preparados pelo setor de Qualidade para dar início ao trabalho. Eles receberam orientações sobre segurança hospitalar, cuidados com pacientes, normas e práticas de higiene. Além disso, conheceram mais de perto os Valores Maristas.

Atualmente, as instituições contam com 338 voluntários ao total. As funções desempenhadas por eles vão do acompanhamento solidário, com ajuda no tratamento e recuperação dos pacientes, até a confecção de bonecos a partir da reutilização de tecidos descartados nos hospitais.

Em seu primeiro dia como acompanhante solidária no Hospital Cajuru, a profissional de relações públicas Jéssica Prieto Friedrich (32) conta que a forma de lidar com o paciente, com os familiares e acompanhantes pode fazer toda a diferença para eles. “O mais lindo do voluntariado é isso. Você consegue impactar de fato as pessoas, principalmente no momento que elas não estão tão bem”, afirma.

Jéssica é empresária e, mesmo com a rotina agitada, conseguiu se organizar e abrir um espaço na agenda para se tornar voluntária. O que a motivou a tomar a decisão de ser voluntária foi a experiência que viveu junto à sua mãe, quando teve que acompanhá-la durante um período de internação.

Maria Regina Figueiredo Silva (55) faz parte do grupo de voluntários do Hospital Cajuru há 11 anos, desde quando seu filho foi para a faculdade e passou a morar sozinho. “Eu sentia que tinha tanto potencial para ajudar os demais e isso foi o que me levou a entrar no grupo de voluntários. Ele supriu uma necessidade minha de ser útil”, conta.

Como funciona o voluntariado?

“O bem que isso faz para a pessoa que está aqui não tem preço. A sensação de alegria e bem-estar é tremenda porque fazer o bem faz bem. Para mim, isso aqui é muito mais do que um trabalho, é uma missão.”, afirma Nilza Brenny, coordenadora do Voluntariado e Pastoral dos hospitais.

Apesar de voluntárias, as atividades exigem comprometimento e responsabilidade, uma vez que impactam diretamente no tratamento dos pacientes internados. É ideal que cada voluntário selecione os dias e horários da semana nos quais estará disponível e procure manter a frequência de participação.

Depois que começam a desempenhar suas atividades, os voluntários passam por um processo de formação nos próprios hospitais, de acordo com a função que irão exercer. Em um primeiro momento, eles são acompanhados por multiplicadores – outros voluntários responsáveis por apresentar o hospital e ajudá-los nos primeiros dias.

Próximas datas

Ainda neste ano, mais quatro datas serão abertas para inscrição de novos voluntários. As próximas acolhidas estão previstas para os dias 08 de maio, 29 de julho, 04 de setembro e 21 de outubro.

Antes de entrar efetivamente no programa é preciso se informar sobre o processo e agendar uma entrevista com o setor de voluntariado nos telefones (41) 3271-2990 ou (41) 3271-2719.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades