Painel ESG Marista discute ações de sustentabilidade

Evento marcou o lançamento do Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2022

Na manhã desta terça-feira (29), o Centro de Realidade Estendida da PUCPR recebeu lotação máxima para o Painel ESG Marista. O evento reuniu gestores e colaboradores das diferentes frentes de missão do Grupo Marista para relatar, debater e tirar dúvidas sobre as iniciativas sustentáveis do grupo, detalhadas no Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2022, lançado no início da segunda quinzena de agosto.

O evento teve transmissão ao vivo no YouTube, confira:

Divididas em dois painéis, mediados pela Diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista, Carmem Murara, as lideranças das frentes de missão explicaram como as ações ambientais, sociais e de governança impactam a sociedade. “No Painel ESG Marista nós conhecemos melhor os projetos, indicadores e, principalmente, quais são as nossas aspirações. O que queremos para o futuro na questão da sustentabilidade? Precisamos ter o compromisso de trabalhar a sustentabilidade, inovar e avançar nos projetos”, ressalta Carmem. 

Depois de cada sessão, os colaboradores presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e enriquecer o debate. “É um momento para que a gente possa discutir e ouvir as ideias e sugestões dos nossos colaboradores”, reforça.

ESG em todas as letras

A abertura do Painel ESG Marista contou com a participação do CEO do Grupo Marista, Maurício Zanforlin, que destacou o papel dos colaboradores como multiplicadores do conceito na cultura institucional. “É a maneira que nós temos de demonstrar a importância da agenda ESG no Grupo Marista. Os públicos com os quais nós nos relacionamos – colaboradores, acionistas, fornecedores, clientes, pacientes – esperam de nós uma atitude positiva, que contribua e traga melhores condições para a sociedade como um todo. E nós queremos abrir isso para os nossos colaboradores, para que eles sejam porta-vozes da nossa agenda ESG junto à sociedade”, afirma. 

Zanforlin também exaltou a vocação marista em promover os princípios da sustentabilidade corporativa, em especial aqueles relacionados às ações sociais. “O Grupo Marista se sente proprietário da letra S do ESG. Isso porque é voltado ao social desde o início, com a preparação de estudantes, ainda na França, que precisavam de uma educação que não tinham. Nós queremos ir muito além do S do Social e, por isso, damos tanta importância a essa pauta do ESG.”

De dentro para fora

Para falar sobre as ações sociais internas, governança e proteção da Infância no Grupo Marista, o Painel recebeu os gestores Luciana Aparecida de Souza Augusto (Bem-estar e iniciativas para os colaboradores), Anderson Oliveira (Compliance e Ética) e Bárbara Pimpão (Centro Marista de Defesa da Infância). 

Em princípio, Luciana abordou o funcionamento do Programa de Qualidade de Vida Bem-Estar Marista. Focado em quatro pilares fundamentais (corpo e mente, saúde financeira, formação e desenvolvimento, vida em harmonia), o projeto consiste em uma série de ações para o cuidado e desenvolvimento das pessoas que fazem o dia a dia do Grupo Marista,. “Cada pilar está comprometido em promover ações que possam beneficiar a vida dos colaboradores e daquelas pessoas que estão próximas a eles”, ressalta.

Entre os exemplos práticos estão os programas de acesso a plano de saúde, acesso a academias (Gympass), apoio psicológico (Psicologia Viva), atividades de redução de estresse e orientação financeira, previdenciária e jurídica (Conte Comigo). 

Administrando riscos

Em seguida, Anderson falou sobre o trabalho realizado na Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance (DARC), relacionados à governança. “Temos uma série de iniciativas e projetos que visam mitigar e identificar potenciais riscos que possam nos afetar. E também fomentar as práticas ESG, de acordo com os objetivos estratégicos das frentes de missão”, detalhou o profissional. 

A principal ação apontada por Anderson foi o Hercules, uma plataforma inovadora que gerencia os dados de fornecedores e monitora eventuais casos de não conformidade. Mensalmente, a ferramenta analisa mais de 10 mil fornecedores a cada mês e aproximadamente 400 mil documentos diariamente.  

Por fim, Bárbara levou aos colaboradores informações sobre o Centro Marista de Defesa da Infância. O trabalho do órgão é baseado na produção de conteúdo e assessoramento educativo, na pesquisa e monitoramento de dados e na participação em espaços deliberativos de proteção aos direitos da Infância. Atualmente, ele faz parte de cinco espaços estratégicos de articulação, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná. “Por meio desses espaços de diálogo, articulação e monitoramento das políticas para infância, nos encontramos com outras instituições para a defesa desses direitos”, conta. 

A gestora também trouxe à tona projetos como o Programa Defenda-se, com foco na prevenção contra abusos infantis; o Cadê Paraná, plataforma que compila dados e estatísticas oficiais sobre a situação da criança e do adolescente paranaense; e os processos formativos, que impactaram quase 7 mil pessoas. Ao todo, as iniciativas do CMDI impactam 21 municípios brasileiros e outros 25 países. 

Frentes de missão 

Na segunda parte, o Painel ESG Marista apresentou as iniciativas em algumas das frentes de missão do grupo: Saúde, FTD, PUCPR e na Educação Básica. 

Paula Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR  falou sobre o processo de adoção dos pilares ESG na instituição a partir do foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade. “Fomos percebendo que, além das cinco áreas estratégicas que tínhamos até então, deveríamos ter o ESG como área prioritária. Tínhamos a intenção de nos posicionar com esse compromisso e criamos células interdisciplinares que tentavam pensar o futuro pós-pandemia. Tentávamos prever cenários e pensar ações estratégicas. Aproveitamos uma das células e pensamos como fazer isso a partir de OKRs, priorizando determinados objetivos”, explica. 

Os resultados-chave desenvolvidos foram a abertura de eventos para a comunidade, o crescimento de alunos de primeira geração na PUCPR e o fomento a pesquisas sobre a ampliação do acesso à educação ao longo da vida. Uma das consequências dessas iniciativas foi a entrada inédita da PUCPR no Times Higher Education Impact Ranking. A listagem traz o desempenho global de universidades relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Saúde humanizada

Logo após, foi a vez do Dr. Álvaro Quintas detalhar como funciona o cotidiano do ESG no Complexo de Saúde do grupo. Em relação à governança, Quintas destacou o desenvolvimento dos conselhos de gestão, a diversidade e experiência dos conselheiros e o desdobramento das ações de governança a partir dos diferentes comitês estratégicos. “Nosso dia a dia é muito focado na execução do planejamento estratégico. Não é à toa que a área da Saúde vem nessa transformação muito grande nos últimos dez anos”, destaca.

No Social, destacou as iniciativas do Hospital Marcelino Champagnat e do Hospital Universitário Cajuru. O HUC é o primeiro hospital 100% SUS e de ensino do Paraná a receber a Acreditação ONA nível 1, padrão internacional de qualidade. “Nossa atividade assistencial é muito grande. No Cajuru, por exemplo, são 206 leitos, internamos mais de 1,4 mil pessoas por mês. O Pronto-Socorro atende mais de 4 mil pessoas e o ambulatório tem aproximadamente 8 mil pessoas atendidas por mês. É uma mega operação”, pontua. 


Ambiental e Social


Na sequência, Reginaldo Damasceno falou sobre as iniciativas da editora FTD. Neste momento, a questão ambiental foi protagonista. Ele detalhou as ações de certificação e reciclagem do papel; a redução no consumo de energia e de água no processo industrial, gerando economia e reduzindo impactos; e a otimização do tratamento de resíduos. “O ESG inclui de maneira muito importante as questões ambientais, mas trata também de pessoas e processos, e isso é o mais importante”, disse. 

Finalmente, Rony Ahlfeldt apresentou as práticas sustentáveis da rede de Educação Básica Marista Brasil. Entre as principais ações elencadas estão o programa de bolsas da rede; os PICS (Projetos de Intervenção Científica e Social), que desenvolvem o olhar dos estudantes para questões sociais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; o Total Care, projeto focado em tornar o ambiente da educação mais seguro em todos os seus aspectos; e os processos de formação de docentes. “O ESG para a rede de Educação Básica é trabalhar a transformação da sociedade em um lugar mais justo e igualitário, educando nossas crianças e jovens”, encerrou. 

Painel ESG Marista

Se você não esteve presente no Painel ESG Marista ou não acompanhou a transmissão ao vivo, assista ao vídeo no canal do Grupo Marista no YouTube

Para conhecer ainda mais detalhes sobre as ações de ESG do Grupo Marista que impactam a sociedade, acesse o Relatório de Sustentabilidade Corporativa 2022

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades