Podcast ESG Marista apresenta iniciativas de destaque do Grupo

Conheça um pouco mais sobre os convidados e os projetos apresentados no podcast ESG Marista

Está no ar o podcast ESG Marista! Em três episódios disponíveis no canal do Grupo Marista no YouTube, você vai conhecer de perto alguns dos nossos projetos que foram destaque em 2022.

O podcast carrega no nome valores que fazem parte do nosso DNA. A abreviação ESG significa, em inglês, “Environment, Social and Governance”, e refere-se às práticas empresariais ligadas ao meio ambiente, causas sociais e governança corporativa. Assim, o podcast tem como objetivo dar visibilidade às ações alinhadas a esses valores, que também estão disponíveis em nosso Relatório ESG.

A seguir, conheça um pouco mais sobre os convidados e os projetos apresentados no podcast ESG Marista!

Episódio 1: Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI)

No primeiro episódio, já disponível em nosso canal, as ações do Centro Marista de Defesa da Infância. O CMDI atua na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social.

Entre os projetos está a campanha “Defenda-se”. Realizada há quase 10 anos, a campanha promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. “São materiais voltados à criança com linguagem acessível, de maneira que ela mesma identifique situações que possam estar acontecendo e consiga comunicar a um adulto de sua confiança”, explica o Irmão Anacleto Peruzzo, diretor do CMDI. Junto à Bárbara Pimpão Ferreira, gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, eles compõem a mesa de convidados deste episódio.

Episódio 2: Mãos que Transformam e ECOtecidos

O segundo episódio foca em dois projetos de voluntariado que beneficiam profissionais e pacientes do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital São Marcelino Champagnat.

O primeiro chama-se “Mãos que transformam”, que une trabalhos manuais e solidariedade. A partir da doação de tecidos e outros materiais, voluntários se unem para produzir itens de artesanato. A seguir, esses produtos se tornam presentes para pacientes e colaboradores. “Em maio, por exemplo, os costureiros voluntários produziram mais de 1,2 mil necessaires para o Dia da Enfermagem”, relata Nilza Maria Brenny. Ela integra o Núcleo de Identidade, Missão e Vocação, além de coordenar o Núcleo de Voluntariado no Grupo Marista há 17 anos.

Para falar sobre o projeto, também recebemos o Irmão Edicarlos Pereira Coelho. Ele atua na Comunidade Formativa do Colégio Paranaense, bem como nas atividades de Animação Vocacional junto aos jovens. O Irmão apresentou o projeto “ECOTecidos”, que assim como o “Mãos que transformam”, também está nas mãos do grupo de voluntariado dos hospitais.

O projeto foca no reaproveitamento de resíduos não contaminados e reutilizáveis produzidos pelos hospitais, ou seja, os chamados TNT (tecido não tecido). Esses tecidos viram matéria-prima para novos produtos como, por exemplo, marcadores de livros, lixeiras para carro e sacolas retornáveis. “Em 2022, com esse tipo de ação, desviamos do descarte tradicional quase 1 tonelada de resíduos. Assim, a ação transformou quase mil unidades de TNT em artesanato, 2,5 toneladas de enxovais em revestimento automotivo e 1,3 mil esponjas em resina plástica”, conta Ir. Edicarlos.

Episódio 3: Casa de Francisco e Clara

Já o terceiro episódio, que será lançado em 2 de outubro, foca na Casa de Francisco e Clara, uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O projeto visa promover o encontro entre a Universidade e a comunidade que a rodeia. Estamos falando da Vila Torres, uma região de vulnerabilidade social em Curitiba, que existe há quase 68 anos e conta com cerca de nove mil moradores.

Neste episódio, conversamos com Juliana Souza, especialista em Identidade Institucional na PUCPR, bem como com o Irmão José Augusto Wendler. Ele atua na Comunidade Formativa Marista do Colégio Paranaense e no setor de Identidade e Missão da PUCPR.

A Casa de Francisco e Clara trabalha com o conceito de Economia do Conhecimento, um modo de repensar a tradicional economia produtivista. Ou seja: é sobre compartilhar conhecimentos de forma ampla, democrática e participativa. “Já tivemos ações que abordaram temas de economia, em especial a economia de Francisco e Clara; formação de empreendedores e comerciantes da Vila Torres; e formações sobre políticas públicas em temáticas relacionadas às mulheres”, explica Juliana.

Relatório ESG

Mais informações sobre essas e outras ações de impacto do Grupo Marista estão detalhadas em nosso Relatório de Sustentabilidade. Você pode acessá-lo na íntegra pelo site: sustentabilidade.grupomarista.org.br.

Além disso, para entender melhor o conceito de sustentabilidade corporativa que guia nossas boas práticas, confira também a matéria ESG: três letras, um objetivo e inúmeros benefícios.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades