Hospital Cajuru está usando uma tecnologia de ponta para ajudar na recuperação de pacientes

Hospital Cajuru, parte do Grupo Marista, adota a Realidade Virtual para auxiliar no tratamento e recuperação de pacientes com condições diversas

A realidade virtual é conhecida de muitas pessoas, principalmente entre quem gosta de games – a tecnologia, cada vez mais aperfeiçoada, consegue reproduzir detalhes e criar experiências digitais que se assemelham muito ao mundo real.

E se engana quem pensa que ela é apenas para divertimento. Isso porque a área da saúde tem feito excelentes usos dessas ferramentas. Por meio de pesquisas, descobertas e criação de equipamentos cada vez mais avançados, pacientes podem usufruir de melhores tratamentos para se recuperarem ou, ao menos, obterem uma melhor qualidade de vida.

O fisioterapeuta Rafael Cavalli, do Hospital Universitário Cajuru, instituição parte do Grupo Marista, em Curitiba, viu nos óculos de Realidade Virtual uma oportunidade de auxiliar seus pacientes na recuperação e reabilitação – isso, de forma simples, prática e até divertida.

Para fazer com que as intervenções clínicas sejam bem mais positivas, a realidade virtual entra em cena e cria possibilidades que extrapolam as paredes da instituição.

A tecnologia reflete no trabalho motor, muscular e articular por meio do estímulo visual. Assim, o trabalho fisioterápico é bem mais bem aproveitado – ou seja, desde um acidente que exige reabilitação motora até quem sofre com quadros de depressão, ansiedade ou mesmo doenças degenerativas pode ser beneficiado.

Além disso, não é nenhum segredo que o bem-estar faz toda diferença nos resultados e progressos dos tratamentos, e para quem está internado ou precisa passar alguns períodos dentro do hospital, o emocional fragilizado pode ter um grande impacto.

Então, ao usarem os óculos de RV, é possível caminhar em uma praia ou parque, visitar aqueles locais preferidos ou conhecer paisagens novas. Só isso já seria suficiente para trazer bons resultados aos pacientes – afinal, relaxar e aliviar a tensão de estar internado ou passando por um momento delicado é ótimo para a saúde em geral.

Tudo isso é parte de uma sistemática de atendimento humanizado, que coloca o bem-estar como base para a obtenção ou recuperação da saúde.

Tecnologia e humanização ao alcance de todos

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição de saúde que faz parte do Grupo Marista, localizado em Curitiba, no Paraná. Ao longo de sua trajetória de mais de 60 anos de dedicação e comprometimento com a saúde e o bem-estar da comunidade, é uma referência na formação de profissionais que entendem o valor humano e apostam na transformação social pelo ato de cuidar.

O hospital é totalmente dedicado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde – assim, a tecnologia de RV é acessível a todos os pacientes que se enquadrem nos critérios e não tem custos.

Além disso, a instituição é um importante centro de residência médica, e todos os profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapuetas, recepcionistas, auxiliares gerais, entre outros) vivenciam um ambiente de intenso acolhimento e cooperação, buscando a construção de uma sociedade mais humana e solidária – valores estes que guiam as ações do Grupo Marista.

Ao implementar um projeto de RV, ao mesmo tempo simples, mas de alto impacto na sociedade de forma gratuita, os profissionais envolvidos evidenciam que o afeto e a responsabilidade social são parte do dia a dia Marista.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades