“Promover a diversidade e a inclusão nas empresas deixou de ser uma tendência. É uma necessidade para qualquer organização que queira ser humana, inovadora e sustentável”. A afirmação é de Karoline Ferreira de Oliveira, Analista de Diversidade & Inclusão do Grupo Marista, e resume a essência da instituição. Para o Grupo, a diversidade é um valor que permeia toda a sua missão.
O compromisso com a D&I se traduz em ações concretas dentro do Grupo Marista, em um ambiente onde cada pessoa é reconhecida em sua singularidade. Essas convicções sustentam o entendimento de que equipes diversas são mais abertas, criativas e engajadas. Além disso, um espaço inclusivo contribui diretamente para a sustentabilidade do negócio.
“Quando há respeito, há também produtividade, bem-estar e satisfação. As pessoas se sentem valorizadas e seguras para contribuir”, afirma Denise Dalmace, Analista de Diversidade & Inclusão do Grupo.
Plano de ações voltadas à diversidade
O primeiro passo para rever as políticas de diversidade no Grupo Marista foi a realização de um Censo de Diversidade. “Nosso quadro funcional não representava a pluralidade do nosso país. Abrir uma escuta qualificada e criar políticas internas para mitigar desigualdades foi um passo decisivo”, lembra Karoline.
A partir desse diagnóstico, a instituição estruturou um plano, a fim de elaborar ações coletivamente e fortalecer o sentimento de pertencimento de todos.
Entre as iniciativas de Diversidade & Inclusão em andamento, estão:
- Rodas de conversa com colaboradores com deficiência, para promover escuta ativa e ajustes reais nas práticas internas;
- Adequações físicas e de rotina, como espaços com menos estímulos sensoriais e acesso facilitado a diferentes ambientes;
- Letramentos e formações voltadas a lideranças, para fortalecer a cultura inclusiva;
- Comunicações acessíveis e campanhas que valorizam o respeito e o convívio;
- Políticas institucionais alinhadas à equidade e à responsabilidade social.
Transformações causadas pelas políticas de inclusão
Os resultados das políticas adotadas já são expressivos. Em 2023, 18,73% das pessoas colaboradoras eram negras; já em 2025, o percentual subiu para 27%, de acordo com Karoline. As ações também impactaram a equidade geracional e de gênero. “Mais de 20% da nossa equipe tem mais de 50 anos, o que fortalece o diálogo entre gerações. E somos uma organização majoritariamente feminina: 62% da força de trabalho, com mais de 350 mulheres em cargos de liderança”, expõe.
O avanço também se reflete na inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, o Grupo tem 366 colaboradores com deficiência, que contam com acompanhamento personalizado e políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida e da satisfação no trabalho.
“O trabalho de educação em diversidade é o que gera nosso maior impacto. Precisamos avançar nos números, mas, acima de tudo, queremos ser uma empresa que acolhe, respeita e dialoga”, completa Karoline.
Um futuro feito de cores, culturas e experiências
Um dos principais pilares da estratégia de D&I do Grupo Marista é a escuta ativa e constante. “Quando criamos espaços seguros para que todos se expressem, especialmente colaboradores neurodivergentes ou com deficiência, o grupo passa a enxergar desafios por ângulos novos”, afirma Denise.
No Grupo, a diversidade humana é vista como expressão da dignidade da vida. Cada pessoa tem algo único a contribuir, e é na soma dessas diferenças que o propósito se fortalece.
Acompanhe o Grupo Marista nas redes sociais para saber mais sobre as suas ações de diversidade e inclusão.