O que é, de fato, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho?

Entenda quais características tornam uma empresa diversa e inclusiva de verdade.

Diversidade e inclusão são palavras muito usadas. A diversidade é um reflexo das nossas diferenças, enquanto a inclusão é o compromisso de acolher e valorizar cada pessoa. Mas é preciso que essas ideias vão para além do discurso, transformando-se em ações concretas e transformadoras.

Por isso, no Grupo Marista, essas práticas ganham vida por meio do nosso valor interculturalidade, que nos guia na construção de espaços acolhedores e equitativos, alinhados ao nosso compromisso com o bem-estar e a justiça social.

Mas como transformar esses conceitos em ações concretas?

Tudo começa com a oportunidade

No ambiente de trabalho, o primeiro passo para a inclusão é identificar os grupos sociais que estão subrepresentados na empresa e criar caminhos para sua inserção. De acordo com a especialista Denise Dalmece, analista de Diversidade e Inclusão do Grupo Marista,“uma empresa que deseja ser inclusiva precisa olhar para dentro, reconhecer seus gaps e criar estratégias para incluir diferentes públicos no mercado de trabalho”.

No Grupo Marista, o Programa Incluir, lançado em 2018, é um pilar do nosso compromisso com a diversidade. A partir dele, criamos ações para atrair, desenvolver e reter profissionais com deficiência. Fazem parte das ações práticas do programa os mutirões de vagas exclusivas para PCDs e encontros de letramento, que educam e capacitam colaboradores sobre inclusão e combate ao capacitismo.

Além do Programa Incluir, também trabalhamos diversidade e inclusão a partir do pilar “Com Elas”, que visa capacitar colaboradoras para o crescimento profissional por meio de mentoria, sucessão e cursos focados em equidade de gênero. Há também o pilar “Étnico-Racial”, que incentiva a contratação e qualificação de pessoas negras, oferecendo oportunidades de estudo e ações afirmativas em parceria com a PUCPR.

Todos os colaboradores participam de letramentos sobre esses pilares, com o objetivo de combater capacitismo, racismo, machismo e etarismo, promovendo um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos. 

Saiba mais sobre essas ações no site oficial do Programa Incluir.

>> Quer ser colaborador do Grupo Marista? Saiba como fazer parte da nossa missão 

E depois?

Criar a oportunidade é o primeiro passo. Mas a verdadeira inclusão acontece no dia a dia, com ações que promovem acessibilidade, formação e oportunidades de crescimento.

Espaços inclusivos

Ambientes acessíveis são fundamentais para acolher e respeitar as pessoas que possuem algum tipo de limitação. Pensando nisso, aqui no Grupo Marista, o Programa Incluir implementou estacionamentos preferenciais, próximos aos locais de trabalho, além de soluções inovadoras, como a entrega de marmitas por bicicleta para colaboradores PCDs, facilitando o acesso às refeições e promovendo inclusão no ambiente corporativo.

>> Com capacitação, empresas ajudam profissionais com deficiência a conquistar espaços – Marista 

Equipes preparadas

Para que a inclusão seja realmente eficiente, é importante sensibilizar e capacitar quem já faz parte da organização. Isso pode ser feito a partir de ações de letramento em diversidade para capacitar as pessoas colaboradoras a compreender e valorizar as diferenças, além de reconhecer e combater o racismo, a discriminação racial, o machismo, o capacitismo e o etarismo.

No Grupo Marista, por exemplo, além das rodas de conversa e encontros de letramento, estamos lançando a Cartilha de Diversidade, um documento que busca educar as equipes e contribuir para uma cultura de empatia e respeito.

Crescimento e retenção

Incluir também é oferecer oportunidades de crescimento. Um exemplo é a oferta de cursos e treinamentos para aqueles que enfrentam mais dificuldades no mercado de trabalho, como mulheres, pessoas negras ou com deficiências. Promover vagas afirmativas e/ou exclusivas, garantindo que o processo seletivo seja justo, é outro fator que ajuda a dar chances iguais para todos. 

Além disso, trabalhar em ações que propiciem a diversidade nas lideranças faz com que todos se sintam representados. E a partir de ações de conscientização durante todo o ano é possível criar um ambiente mais acolhedor e respeitoso. 

Tendo isso em vista, nosso Programa de Mentoring inclui um eixo focado em liderança feminina, que incentiva as mulheres a alcançarem posições estratégicas. Iniciativas como essa ajudam não só a reter talentos, mas também a preparar as próximas gerações de líderes.

>> Grupo Marista possui programas voltados para a diversidade geracional 

Por que Diversidade e Inclusão são importantes?

Promover diversidade e inclusão beneficia a todos. Empresas que investem nesse tipo de ação se tornam mais inovadoras, engajadas e produtivas. Já para os colaboradores, é uma garantia de que serão respeitados e terão espaço para crescer.

Denise enfatiza que a “diversidade e inclusão não devem ser só uma marca ou o que está na moda. Elas precisam estar ligadas aos valores e princípios da empresa, gerando impacto genuíno.”.

No Grupo Marista, a diversidade e a inclusão fazem parte de quem nós somos. Se você busca inspiração para transformar sua empresa ou deseja saber mais sobre as nossas práticas, confira o Relatório de Sustentabilidade 2023.

Compartilhar este post

Mais Postagens