Na missão Marista, o compromisso ESG dialoga diretamente com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Na prática, esse trabalho ganha forma por meio das ações do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI).
Com 15 anos de trajetória, o CMDI contribui ativamente para a articulação de redes de proteção, a produção de conhecimento e o enfrentamento às violências que afetam as infâncias.
Os principais avanços de 2024 estão reunidos no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Marista — um convite para conhecer mais sobre o CMDI e fazer parte desse movimento!
Formação e fortalecimento de redes
Durante 2024, mais de 7,3 mil pessoas foram formadas em ações presenciais e online promovidas pelo CMDI. As atividades alcançaram colaboradores e educadores maristas, educadores, lideranças, agentes pastorais e voluntários de outras instituições, promovendo letramento em direitos humanos e proteção.
Entre as novidades do último ano, destaca-se o lançamento do projeto Ecos de Proteção. A iniciativa busca fortalecer redes civis e eclesiais na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O projeto propõe uma abordagem integrada, conectando formações, campanhas de sensibilização e materiais educativos para ampliar o alcance da cultura do cuidado.
Materiais educativos
Em 2024, o CMDI ampliou o alcance de seus materiais educativos com o lançamento de novas iniciativas da Campanha Defenda-se. O destaque do ano foi o 15º vídeo da série, com o tema “Peça Ajuda!”. O material foi exibido em salas de cinema do Paraná, alcançando mais de 106 mil pessoas. No ambiente digital, o vídeo somou 216 mil visualizações no YouTube, além de mais de 790 mil acessos nas redes sociais.
Além disso, outros dois importantes lançamentos também marcaram 2024: o jogo online “Festa do Brincar”, que aborda de forma lúdica temas como consentimento e segurança online, e a plataforma Práticas Educativas, um ambiente digital que oferece roteiros de atividades, sugestões de leitura, filmes e outros materiais para apoiar educadores e famílias.
Articulação
Além da atuação direta com formações e materiais, o CMDI se manteve presente em espaços de construção de políticas públicas, fóruns nacionais e campanhas de mobilização sobre direitos da infância. Foram 59 reuniões em espaços de representação e articulação, representando mais de 250 horas em ação.