Entre 24 e 27 de julho, voltamos nossos olhares para o VIII Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). Realizado a cada três anos, ele é a principal assembleia deliberativa da PMBCS, reunindo Irmãos e comunidade Marista para traçar os novos horizontes da Instituição.
O novo Capítulo marca o encerramento de um ciclo, bem como o início de um novo. Assim, neste ano, o Irmão Antônio Benedito de Oliveira, Irmão Benê, deixa a função de Superior Provincial, que exerceu por dois triênios consecutivos. Ao resumir esses seis anos e meio de trabalho, ele afirma que encontrou especial satisfação nas trocas vivenciadas, tanto com Irmãos e Comunidades Religiosas, bem como com leigos e demais Frentes.
Segundo o Ir. Benê, o balanço positivo se deve especialmente às pessoas que encontrou. “Com cabeças pensantes, corpos executantes e corações pulsantes, buscando a vivência da consagração e da fraternidade, assim como os resultados de missão e gestão, numa parceria harmoniosa e produtiva e de eficácia do conjunto”, avalia.
Novo Provincial
Ir. Benê destaca ainda o importante apoio ao novo Provincial. Quem o sucede no cargo é o Ir. Vanderlei Siqueira, nomeado pelo Instituto Marista a partir da sondagem feita com os Irmãos Maristas da PMBCS para assumir o posto entre 2024 e 2027.
Ir. Vanderlei é presidente do Grupo Marista, com um currículo extenso dedicado à missão. Formado em Jornalismo, Pedagogia e Teologia, com especializações, Mestrado e Doutorado em Educação e Administração, Ir. Vanderlei teve na carreira valiosas experiências como professor, pastoralista e diretor escolar, bem como diretor executivo na Educação Básica.
Em carta aberta publicada em 25 de março, quando da nomeação, o Superior Geral do Instituto dos Irmãos Marista, Irmão Ernesto Sánchez Barba, agradeceu o novo Provincial pela generosidade em aceitar a missão a serviço da sua Província. “A sua experiência como Irmão, a sua capacidade de ouvir e de organização, a sua proximidade com as pessoas, serão de grande apoio para esse serviço de liderança”, escreveu.