Liderança servidora: Ir. Vanderlei Siqueira é nomeado Superior Provincial da PMBCS

Referência em liderança profética e servidora, Ir. Vanderlei inicia uma nova jornada de serviço à Missão Marista.

Nesta segunda-feira (25), o Irmão Vanderlei Siqueira, Presidente do Grupo Marista, foi nomeado como o novo Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). Ela é a organização religiosa da qual o Grupo Marista faz parte.

A função será exercida no triênio de 2024 a 2027, iniciando com o VIII Capítulo Provincial, marcado para acontecer entre os dias 25 a 27 de julho. O Capítulo é a principal assembleia deliberativa da organização religiosa, que defin​e os rumos da instituição a cada três anos.

O papel do Superior Provincial

Referência em liderança profética e servidora, Ir. Vanderlei inicia uma nova jornada de serviço à Missão Marista. Na função de Superior Provincial, será responsável pela animação da vida religiosa e da missão dos Irmãos, mantendo a unidade e coordenando atividades para o cuidado pastoral dos leigos envolvidos na vida e missão Maristas, por exemplo.

Além disso, em sintonia com o Superior Geral do Instituto dos Irmãos Marista, Irmão Ernesto Sánchez Barba, deverá zelar pela fidelidade à missão e administrar os bens da Província, exercendo autoridade direta sobre todos os Irmãos e casas.

“Muito obrigado, Irmão Vanderlei, por sua abertura e generosidade em aceitar esta missão de liderança a serviço da sua Província”, escreveu o Ir. Ernesto, em carta aberta publicada em 25 de março. “A sua experiência como Irmão, a sua capacidade de ouvir e de organização, a sua proximidade com as pessoas, serão de grande apoio para esse serviço de liderança.”

Trajetória de dedicação e serviço

Nascido em 26 de janeiro de 1975, Ir. Vanderlei traz consigo uma extensa bagagem de conhecimento, bem como de experiência. Tem formação acadêmica nas áreas de Jornalismo, Pedagogia e Teologia, bem como Especializações, Mestrado e Doutorado em Educação e Administração. Assim, sua carreira é marcada por significativas contribuições como professor, pastoralista, diretor escolar, e Diretor Executivo de Educação Básica na PMBCS, culminando em seu papel atual como Presidente do Grupo Marista e da FTD Educação.

>> Siga o Ir. Vanderlei no LinkedIn

A nomeação acontece após seis anos de liderança dedicada do Irmão Benê Oliveira, que também expressou seu apoio e colaboração ao Ir. Vanderlei. “Manifestamos ao Ir. Vanderlei efusivas saudações, estima, fraternidade, apoio e colaboração dos seus Irmãos, Leigos(as), lideranças e colaboradores,” disse Ir. Benê, ressaltando o desejo de um abençoado ministério Provincial para Ir. Vanderlei. Clique aqui para conferir na íntegra a carta de Ir. Benê ao novo Provincial.

Sob a orientação de Ir. Vanderlei, esperamos continuar a jornada de fazer a diferença nas comunidades em que servimos, inspirados pelo legado de São Marcelino Champagnat.

>> Saiba mais no blog da Província Marista Brasil-Centro Sul!

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades