Voluntariado Marista: solidariedade que transforma vidas

Iniciativas do voluntariado fortalecem o carisma Marista, levando acolhimento, empatia e transformação às comunidades por meio da educação, saúde e ações sociais.

O voluntariado é uma das formas mais genuínas de viver a solidariedade e promover mudanças reais nas comunidades. No carisma Marista, ele ocupa um lugar central. Para nós, trata-se de construir comunidades acolhedoras, onde o respeito, a fraternidade e o cuidado mútuo são valores essenciais. 

Além disso, mais do que beneficiar quem recebe o apoio, o voluntariado Marista transforma também quem o pratica. Cada ação é uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão com os valores que orientam a missão. Dessa maneira, diferentes frentes do Grupo Marista realizaram dezenas de iniciativas, alcançando milhares de pessoas em 2024.

Leia também: Filantropia: você sabe o que significa a base da missão Marista?

Educação com impacto social: PUCPR

Na PUCPR, o compromisso com a missão vai além das salas de aula. Ele se traduz em projetos que estimulam a inclusão, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, 16 iniciativas de responsabilidade social, sempre em diálogo com a comunidade local e em parceria com lideranças, escolas públicas, organizações sociais e Maristas Escolas Sociais.

Entre os destaques está a Casa de Francisco e Clara, inspirada na “Economia de Francisco”, que promove aprendizagem, geração de renda e desenvolvimento comunitário. Em 2024, o espaço expandiu suas atividades, oferecendo oficinas de informática, yoga, crochê, teatro, cinema e audiovisual. Além disso, foram realizados eventos como a Feira Mulheres em Ação, a Semana do Brincar e a Feira de Emprego.

Outra ação de destaque é o Programa Lampedusa, por exemplo,voltado à integração de migrantes, refugiados e apátridas. Como resultado, duas turmas beneficiaram 302 pessoas, unindo capacitação linguística e profissional para ampliar a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho.

Leia também: O que a PUCPR fez em 2024 para gerar impacto positivo

Leitura e cidadania: FTD Educação

A Pastoral da FTD Educação coordena o Programa de Voluntariado FTD, que combina sustentabilidade, inclusão e estímulo à leitura. Colaboradores voluntários realizam encontros individuais com crianças de instituições próximas às unidades da FTD, incentivando a leitura e o desenvolvimento de competências leitoras, como entonação, compreensão e fluência.

Em 2024, um projeto piloto realizado na matriz em São Paulo (SP), acompanhou crianças com dificuldades de leitura e compreensão. Ao longo de um ano, 13 voluntários dedicaram 28 horas de voluntariado e 250 sessões de leitura, explorando livros, gibis, mangás, manuais de jogos e poemas. Para garantir qualidade e impacto, os voluntários participaram de três formações no período.

Cuidado e acolhimento na saúde: Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru

O voluntariado Marista na área da saúde é estruturado e contínuo há 18 anos, reunindo pessoas dispostas a oferecer carinho, atenção e conforto a pacientes, familiares e colaboradores. Em 2024, os Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat contaram com 375 voluntários, incluindo 120 novos ingressantes.

As atividades incluem visitas solidárias, contação de histórias, apresentações musicais, grupos de artesanato e iniciativas em parceria, como o projeto Amigo Bicho, que leva cães terapeutas aos colaboradores, e ações de beleza, com cortes de cabelo e barba. Também houve apoio alimentar a mais de 200 pacientes em situação de vulnerabilidade.

Ao mesmo tempo, além das ações em ambiente hospitalar, 21 iniciativas de impacto social nas comunidades do entorno dos hospitais contribuíram com quem mais precisava. 

Entre as ações está a realizada no Centro Assistencial Padre Giocondo, que atende 110 crianças e adolescentes da Comunidade do Bairro Cajuru, em que foram produzidos brindes personalizados com materiais reaproveitados da Central de Materiais de Esterilização (CME) dos hospitais. As crianças receberam os itens como presentes, assim como os pacientes também foram presentados em datas especiais.

Já na Escola Social Marista Esperança, em Curitiba, arrecadaram recursos para aluguel de camas elásticas complementando as atividades pedagógicas da escola e, também, promoveram o Natal do Afeto, beneficiando 360 crianças com brinquedos, roupas, calçados e kits de higiene. Nesse sentido, ao unir educação, saúde e iniciativas sociais, o voluntariado multiplica oportunidades e leva esperança para quem mais precisa, fortalecendo a missão de cuidar e transformar vidas.

Para conferir todas as ações, acesse o relatório de sustentabilidade do Grupo Marista!

Compartilhar este post

Mais Postagens