PUCPR define datas do Processo Seletivo Especial Vila Torres 2023

Programa social visa dar oportunidades para jovens da comunidade vizinha à PUCPR

A PUCPR, frente de educação superior do Grupo Marista, definiu o cronograma do Processo Seletivo Especial Vila Torres 2023. A prova objetiva será no dia 21 de janeiro. As inscrições vão do dia 3 ao dia 13 e são gratuitas. O programa social destina bolsas integrais de estudos para jovens em situação de vulnerabilidade que moram na Vila Torres, comunidade vizinha à PUCPR.

Desde sua criação, o programa vem transformando vidas. “Quando me ligaram dizendo que eu havia passado, logo pensei: ‘Isso vai mudar a minha vida!”, comenta a universitária Lorraine Alves. A estudante ingressou na PUCPR em 2021. “E agora eu estou aqui, fazendo parte deste ambiente, sendo aluna que caminha pelo campus”, complementa.

A cada ano, a universidade vem ampliando a oferta de vagas. Em 2021, 26% do total de bolsas concedidas foram acima do marco legal da filantropia. Assim, isso corresponde a R$ 47 milhões em investimento privado próprio. Ou seja, o Grupo Marista investe seus recursos também em um número maior de bolsas de estudo. Aliás, mais dados sobre as ações sociais realizadas pelo Grupo Marista podem ser conferidos no Relatório de Sustentabilidade Corporativa.

Impacto social do Processo Seletivo Vila Torres

A especialista em Identidade Institucional da PUCPR, Franciane Viveiros Balbino, é uma das responsáveis pelo processo seletivo e acompanhamento dos bolsistas. Assim, ela afirma que um projeto como esse traz impactos positivos que vão muito além de beneficiar apenas o número de jovens contemplados. 

“O que a gente percebe, acompanhando esses jovens e analisando todo o contexto, é que o fato de alguns deles conseguirem frequentar uma faculdade gera na comunidade um estímulo para que outras pessoas dali também passem a enxergar na educação uma forma de evolução pessoal, social e econômica”, analisa Franciane. 

Aliás, a percepção de Franciane é confirmada por Lorraine, que diz usar o próprio exemplo para estimular outras pessoas do seu entorno. “Eu tento mostrar que a educação é o caminho para nossa evolução e desenvolvimento, que as oportunidades podem surgir quando menos esperamos e que devemos estar prontos para aproveitá-las”, completa.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades