Projeto de logística reversa do Grupo Marista recicla materiais didáticos

Colégios do Grupo Marista e instalações da FTD Educação contam com pontos de coleta de materiais didáticos impressos para a reciclagem

O Grupo Marista deu início ao Projeto Recicla+, que investe na reciclagem de materiais impressos e didáticos. Com isso, existe um empenho em diversas instalações do grupo para que a logística reversa desses itens ocorra com o melhor aproveitamento possível. Além disso, o programa gera um impacto social através de recursos disponibilizados para as Maristas Escolas Sociais.

Na logística reversa, os bens de consumo das empresas públicas e/ou privadas recebem um cuidado especial no momento do descarte. Em vez de serem descartados, eles são separados e reciclados, de modo a reaproveitar os materiais e economizar os bens naturais.

No Brasil, são mais de 185 mil escolas, sendo que cada aluno utiliza, em média, cinco livros didáticos por ano. Nos últimos 10 anos, foram mais de 1,5 bilhão desses livros entregues pelo Governo Federal às escolas públicas do país. A FTD Educação, frente de soluções educacionais do Grupo Marista, é uma das maiores fornecedoras desse tipo de conteúdo: 8 em cada 10 estudantes do país utilizam ao menos um livro didático da editora.

Atualmente, o Recicla+ está implementado em unidades escolares do Grupo Marista em Curitiba, Brasília e Ribeirão Preto, bem como na matriz e na filial da FTD, em São Paulo, e na sua gráfica, em Guarulhos. Esses locais contam com pontos de coleta de itens como livros, apostilas, revistas, blocos e demais materiais impressos e didáticos.

Caixas de coleta de materiais impressos estão espalhadas nos Ecopontos das unidades

Compromisso social e ambiental

O valor arrecadado com o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais impressos é todo destinado à unidade Marista Escola Social escolhida por cada localidade. Ao todo, cerca de 7 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são atendidas por essas instituições. Assim, criamos um ciclo de reaproveitamento que gera cada vez mais benefícios às nossas frentes de atuação.

E os primeiros resultados já estão disponíveis: os Colégios Maristas Anjo da Guarda e Paranaense, ambos localizados em Curitiba, coletaram 940 kg e 1.630 kg, respectivamente, de impressos recicláveis. Os ciclos de arrecadação são trimestrais, com o atual tendo iniciado em dezembro de 2022 e se estendendo até fevereiro deste ano.

Ou seja, esses materiais que, anteriormente, iriam para descarte, agora recebem um tratamento com uma pegada mais ecológica, sustentável e social. Dessa maneira, o Grupo Marista reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece metas globais para a transformação do planeta.

Para saber mais sobre o Recicla+, acesse a página do projeto: clique aqui.

Compartilhar esta Novidade

Mais Novidades